VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EM

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

ID: IRU


Texto I




Texto II

A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, por meio de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. O estudo e desenvolvimento desse ramo de pesquisa tiveram início na Segunda Guerra Mundial.

http://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm


Texto III

“Precisamos da inteligência artificial para sobreviver como espécie”, diz ao EL PAÍS Nuria Oliver, doutora em Inteligência Artificial pelo MIT e membro da Real Academia de Engenharia da Espanha. Sem ela, “não poderemos lidar com muitos dos grandes desafios que enfrentamos, como a mudança climática, o envelhecimento populacional, com a decorrente prevalência de doenças crônicas, e a disponibilidade limitada de recursos”.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/12/tecnologia/1542038734_872245.html



Texto IV

A Tailândia passou a utilizar em seus hospitais o "Ninja", um robô médico, para lutar contra a pandemia do novo coronavírus. Os robôs têm a missão de detectar as pessoas afetadas pela Covid-19, tratar os pacientes e proteger os funcionários dos hospitais. (...) Os robôs, concebidos para ajudar no cuidado de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVV), foram desviados de sua missão inicial e destinados a lutar contra a pandemia que já matou quase 9.000 pessoas no mundo. Os robôs, com tecnologia 4G, podem detectar a temperatura de um caso suspeito, supervisionar a evolução dos sintomas e permitir aos profissionais da área da saúde e os pacientes um contato por videoconferência. Em breve, o robô conseguirá levar comida e medicamentos aos pacientes, além de higienizar os quartos dos enfermos. O objetivo consiste em evitar o máximo possível o contato entre os pacientes e os enfermeiros e médicos.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2020/03/tailandia-apresenta-o-robo-medico-ninja-para-lutar-contra-o-novo-coronavirus-ck7ymepo1017v01s2qexod7rb.html 


Texto V

Armas autônomas capazes de atacar um alvo sem necessidade de intervenção humana; sistemas de análise de comportamentos capazes de influenciar o voto da sociedade; veículos sem motorista, vulneráveis a serem hackeados para causar um acidente. A inteligência artificial, além de representar uma grande oportunidade para a humanidade, traz consigo uma série de riscos. (...) Os especialistas nesse campo preveem que haverá quem tente fazer um mau uso dessa ferramenta.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/12/tecnologia/1542038734_872245.html 


Texto VI

Ainda que a gente fale pontualmente de inteligência artificial em aplicações específicas, o fato é que a tecnologia vai influenciar profundamente o mercado de trabalho. (...) De cara, podemos falar que a implementação de IA pode causar um desemprego de até 5% entre os menos qualificados nos próximos 15 anos. (...) Quando o assunto é salário, tem uma boa notícia, mas acompanhada de uma má. “De modo geral, quanto maior a incorporação de tecnologia, maior a remuneração, tanto em menos qualificados como em mais qualificados, porém a tendência é que haja uma desigualdade maior”, disse Felippe Serigatti, professor da Fundação Getúlio Vargas. 

Publicado em 20-5-2019, disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/impacto-inteligencia-artificial-brasil/



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório (projeto dissertativo), nos moldes exigidos pelo Enem, sobre o tema: Os desafios éticos e sociais da inteligência artificial.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.