ESCOLA, FAMÍLIA E PÓS-PANDEMIA
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM
ID: GEK
Texto I
https://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2020/04/WhatsApp-Image-2020-04-24-at-13.20.21-500x500.jpeg
Texto II
Segundo a pesquisa A situação dos professores no Brasil durante a pandemia, realizada entre os dias 16 e 28 de maio, 31,9% dos docentes afirmam que a maioria dos pais e responsáveis tem participado das atividades a distância. Na rede privada, a participação familiar é de 58%. Na rede pública, é de 36%. “O índice não é baixo e revela interesse das famílias pela Educação dos filhos, mesmo numa situação tão incomum, na qual as famílias enfrentam desafios de toda ordem para sobreviver e manter os filhos aprendendo”, analisa Alice Junqueira, coordenadora de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
BERNARDO, André. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entre-escola-e-familia...
Acesso em 8.fev.2022.
Texto III
Se antes já existia a necessidade de parceria entre famílias e escolas, essa relação foi um dos pontos centrais na força-tarefa de possibilitar a aprendizagem de crianças e jovens em casa ao longo de 2020. (...) Marcos Gama, coordenador de especialistas pedagógicos, explica que o primeiro efeito dessa migração do presencial para o online foi um susto. Todo mundo precisou se adaptar, muitas vezes sem ter conexão de internet, nem equipamentos adequados. Muitos professores, por exemplo, não tinham nenhuma experiência no ensino à distância. (...)
Reconhecimento do trabalho docente
Para o caso das escolas que conseguiram encontrar formas de dar sequência, mesmo que a distância, ao aprendizado, passado esse momento de adaptação foi a vez de dar sequência às atividades. “Em diversas situações, os docentes ouviram frases das famílias como ‘eu não sou professor, como vou educar meu filho?’. O que eu, enquanto educador, comecei a refletir com os meus professores é que não, não queremos que as famílias sejam professores, mas é fato que elas têm um papel fundamental na organização da rotina das crianças para prepará-las para as aulas e atividades”, reforça Marcos, exemplificando a organização de tempo, material e espaço (...) por parte dos adultos para que os alunos possam participar das propostas da escola. Segundo o coordenador, a cumplicidade entre instituições – escolar e familiar – foi sendo construída aos poucos durante a pandemia, com uma compreensão maior por parte dos pais do importante papel que detém no processo de aprendizagem de seus filhos, seja online ou presencial.
https://porvir.org/pandemia-aproxima-familias-e-escolas-mas-expoe-fragilidades/
Texto IV
A formação integral do aluno engloba todos os esforços que a escola promove para que sejam trabalhados os aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos (...). O trabalho de formação integral do aluno conta, também, com a participação ativa dos pais para promover o desenvolvimento da consciência de valores éticos e morais, a partir de uma perspectiva sobre as situações do cotidiano, permitindo que o estudante reconheça seus direitos e deveres dentro da sociedade na qual está inserido.
Texto V
O processo de formação de crianças e adolescentes acontece não só em estabelecimentos de ensino, como também em outras ambiências culturais como, por exemplo, em família, o centro essencial para o desenvolvimento de todo ser humano. De fato, a família é o local próprio para o desenvolvimento pessoal em todos os sentidos.
Gisele Ribeiro Paschoal e Taís Nader Marta
file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/20014-74799-1-PB.pdf, com adaptações.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material
de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija o parágrafo introdutório (projeto dissertativo), nos moldes exigidos pelo Enem,
sobre o tema: “Efeitos da interação família/escola no pós-pandemia”.