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EM - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM - EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EM

EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

MODELO ENEM

ID: JUK


TEXTO III

O futuro começou ontem e já estamos bem atrasados no processo de transformar a educação no Brasil, aliando novas tecnologias, metodologias e conteúdos conectados com as competências do século 21. E a transformação começa com um olhar crítico para conquistas e desafios. A despeito da ampliação do acesso à educação – que consideramos, até então, uma conquista – a América Latina continua apresentando resultados de aprendizagem abaixo da média global. (...) Parte desse insucesso pode estar na crença de que manter alunos dentro da sala de aula é garantia de aprendizado real. Se esse fosse o termômetro correto, o Brasil apresentaria melhora nos níveis medidos pelo Pisa. Óbvio que estamos diante de avanços importantes em relação à cobertura do sistema educativo, mas os investimentos governamentais não estão expressos no aumento da aprendizagem. (...) Entre os motivos que implicam nesse desempenho existem questões de infraestrutura básica e outras extremamente debatidas, como a urgência de diretrizes claras e exequíveis em relação ao currículo. (...) Enquanto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que 85% do tempo do professor seja utilizado para o processo de aprendizagem, no Brasil apenas 64% do tempo dos professores das escolas nacionais tem sido reservado para a tarefa. Ou seja, mais de 36% do tempo dos nossos professores é investido em tarefas burocráticas e administração da indisciplina. 

https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/03/a-transformacao-da-educacao-nunca-foi-tao-necessaria-e-possivel.shtml


TEXTO IV

Em um mundo de constantes mudanças, nem os conhecimentos acumulados, nem a conduta “correta” são tão importantes quanto a capacidade crescente do estudante de identificar os problemas existenciais e de pesquisar soluções originais e criativas. Tomando a educação como condição necessária para mudança social, deve ser construída para o processo de democratização das relações de poder na sociedade, como também pode comportar, ao mesmo tempo, conservação e inovação, podendo funcionar como instrumento para mudanças.

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_68372/artigo_sobre_a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social


TEXTO V

A escola deve servir como instrumento de conscientização do cidadão, extrapolando a função de mera transmissora de conhecimento e lançando-se numa ação social diretamente relacionada à formação do senso crítico, direcionada para a intervenção e mudança da realidade social.

Porto, Vera S. P. A educação tem uma função de mudança social.

http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social/81431/, com adaptações.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, no modelo Enem, sobre o tema: “Educação e transformação social – questão de cidadania e de responsabilidade governamental”.


Lembre-se: O parágrafo introdutório da dissertação argumentativa do Enem funciona como um projeto de texto. Deve conter: apresentação do tema; antecipação do primeiro argumento*; antecipação do segundo  argumento e tese**.

* o argumento pode ser um fato, um motivo, uma consequência, uma notícia, uma constatação ou uma comparação (desde que estejam relacionados com o tema), a partir do qual deve haver a argumentação/discussão.

** tese é opinião.

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