EM - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM - EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EM
EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO
MODELO ENEM
ID: JUK
TEXTO III
O futuro começou ontem e
já estamos bem atrasados no processo de transformar a educação no Brasil,
aliando novas tecnologias, metodologias e conteúdos conectados com as
competências do século 21. E a transformação começa com um olhar crítico para
conquistas e desafios.A despeito da ampliação
do acesso à educação – que consideramos, até então, uma conquista – a América
Latina continua apresentando resultados de aprendizagem abaixo da média global.
(...) Parte desse insucesso pode estar na crença de que manter alunos dentro da
sala de aula é garantia de aprendizado real. Se esse fosse o termômetro
correto, o Brasil apresentaria melhora nos níveis medidos pelo Pisa. Óbvio que
estamos diante de avanços importantes em relação à cobertura do sistema
educativo, mas os investimentos governamentais não estão expressos no aumento
da aprendizagem. (...) Entre os motivos que implicam nesse desempenho existem
questões de infraestrutura básica e outras extremamente debatidas, como a
urgência de diretrizes claras e exequíveis em relação ao currículo. (...) Enquanto
a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda
que 85% do tempo do professor seja utilizado para o processo de aprendizagem,
no Brasil apenas 64% do tempo dos professores das escolas nacionais tem sido
reservado para a tarefa. Ou seja, mais de 36% do tempo dos nossos professores é
investido em tarefas burocráticas e administração da indisciplina.
Em um mundo de constantes
mudanças, nem os conhecimentos acumulados, nem a conduta “correta” são tão
importantes quanto a capacidade crescente do estudante de identificar os
problemas existenciais e de pesquisar soluções originais e criativas. Tomando a
educação como condição necessária para mudança social, deve ser construída para
o processo de democratização das relações de poder na sociedade, como também
pode comportar, ao mesmo tempo, conservação e inovação, podendo funcionar como
instrumento para mudanças.
A escola deve servir como
instrumento de conscientização do cidadão, extrapolando a função de mera transmissora
de conhecimento e lançando-se numa ação social diretamente relacionada à
formação do senso crítico, direcionada para a intervenção e mudança da
realidade social.
Porto, Vera S. P. A educação tem uma função de
mudança social.
http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social/81431/,
com adaptações.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com
base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo
introdutório para um texto dissertativo-argumentativo, no modelo Enem, sobre o
tema: “Educação e transformação social – questão de cidadania e de responsabilidade governamental”.
Lembre-se:
O parágrafo introdutório da dissertação argumentativa do Enem funciona
como um projeto de texto. Deve conter: apresentação do tema; antecipação do
primeiro argumento*; antecipação do segundo argumento e tese**.
* o argumento pode
ser um fato, um motivo, uma consequência, uma notícia, uma constatação ou uma
comparação (desde que estejam relacionados com o tema), a partir do qual deve
haver a argumentação/discussão.