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EM - PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - MODELO ENEM - VIOLÊNCIA ESCOLAR
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO - DISSERTAÇÃO - EM
VIOLÊNCIA ESCOLAR
PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO
DISSERTAÇÃO MODELO ENEM
ID: IVI
Texto
I
A violência é um problema social que está presente
nas ações dentro das escolas, o que não deveria acontecer, pois escola é lugar
de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos,
professores ou demais funcionários. Porém, o que vemos são ações coercitivas,
representadas pelo poder e pelo autoritarismo de professores, coordenadores,
diretores, numa escala hierárquica, e os alunos no meio dos conflitos
profissionais (...). Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a
violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos (...) têm levado jovens a
perderem a referência de uma sociedade justa e igualitária, que é capaz de
promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos (...).
Aula motivadora que favorece a reflexão e o
aprendizado: Levar esse tema para a sala de aula, desde as séries iniciais, é
um modo de trabalhar com um assunto controverso (...), oportunizando momentos
de reflexão, que podem transformar a sociedade. Com recortes de jornais e
revistas, pesquisas, filmes, músicas, desenhos animados, notícias televisivas,
entre outros, os professores podem levantar discussões acerca do tema, e criar
um ambiente de respeito ao próximo, considerando que todos os envolvidos no
processo educativo devem participar e se engajar nessa ação. E, para além
disso, os professores devem propor soluções e análises críticas acerca dos
problemas, a fim de que os alunos se percebam capacitados para agir como
cidadãos. Afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de
mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas
que a vida apresenta.
Jussara
de Barros é graduada em Pedagogia, http://brasilescola.uol.com.br/educacao/escola-x-violencia.htm,
com adaptações.
Texto
II
Na última década, a violência nas escolas tem
preocupado o poder público e toda a sociedade. (...) O conflito e a violência
sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um
ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo
a conviver com as diferenças, a viver em sociedade. O grande problema é que a
violência tem tomado proporções inaceitáveis. Os menos jovens, como eu, estão
assustados. Os professores estão angustiados, com medo, nunca se sabe o que
pode acontecer no cotidiano escolar; os pais, preocupados. Não é raro os
jornais noticiarem situações de violência nas escolas, as mais perversas. Não
quero dizer com isso que antes não existia violência. Existia sim, e muita.
(...) Todos os diferentes, para o bem ou para o mal, são vítimas em potencial
na escola há muito tempo. Brigas, agressões físicas, enfim, sempre existiram.
O que não existia antes, e que hoje se tornou comum,
é que os jovens depredam a escola, quebram os ventiladores, portas, vidros,
enfim, tudo o que é possível destruir eles destroem. Antes, não se riscava, não
se murchava nem cortava o pneu do carro do professor. Agredir fisicamente ou
fazer ameaças ao mestre, antes... nem pensar! Não se levava revolver e faca, e
não ninguém consumia drogas no interior das escolas. No meu tempo, por exemplo,
nunca se ouviu falar que um colega tenha assassinado um amigo na sala de aula
ou que alguém tinha jogado álcool no colega e ateado fogo.
Enfim, são muitos os relatos de violência extrema
no interior das escolas. O que tem intrigado a todos é que esse aumento da
violência veio com a ampliação dos direitos dos cidadãos e com o Estatuto da
Criança e do Adolescente. Essa é uma questão que não devemos desprezar: no meu
ponto de vista, o Estatuto prioriza os direitos em detrimento dos deveres.
LUIS,
Nassif. Disponível em: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/violencia-na-escola-e-suas-consequencias.
Acesso em 7.jun.2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da
leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija o parágrafo introdutório para um
texto dissertativo-argumentativo, no modelo Enem, sobre o tema: Os desafios
para conter a violência escolar. Escreva de 6 a 8 linhas.
Lembre-se: O parágrafo introdutório
da dissertação argumentativa do Enem funciona como um projeto de texto. Deve
conter:
. apresentação do
tema;
. antecipação do
primeiro argumento*;
. antecipação do
segundo argumento e tese**.
* o argumento pode ser um fato, um motivo, uma notícia, uma constatação etc.,
desde que estejam relacionados com o tema.
**
tese é opinião.