EM - RELATO PESSOAL - EX-COMBATENTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
RELATO - EM
EX-COMBATENTE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
RELATO PESSOAL
ID: JTP
COMANDO: Examine atentamente a chamada jornalística acima, e então absorva o contexto para imaginar-se o “herói esquecido”. A partir dessa situação, redija um RELATO PESSOAL. Escreva de 25 a 30 linhas.
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O que é e como fazer um RELATO PESSOAL?
O Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata).No Relato Pessoal, também conhecido por Depoimento, como o próprio nome adianta, constam experiências, incidentes, surpresas e demais situações vividas pelo relator/autor. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
O Relato Pessoal é escrito na 1.ª pessoal do singular (quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor), exceto quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relato – nesse caso, o Relato é escrito na 1.ª pessoa do plural. É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.
Para a produção de um Relato Pessoal, até o final do relato, o leitor deve encontrar respostas para:
üquem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem significativas ao Relato);
üo quê?: fato a ser relatado;
üquando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;
üonde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;
ücomo?: desenrolar/dinâmica dos fatos;
üpor quê?: fato causador;
üe então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.
SUPER DICA: Antes de entregar seu texto corretor, revise-o. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições, se a ortografia, os plurais, a pontuação e acentuação gráfica estão corretos.