https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/11/06/taxa-de-jovens-negros-no-ensino-superior-avanca-mas-ainda-e-metade-da-taxa-dos-brancos.ghtml.
Acesso em 8.jul.2022
Texto II
Democratização do
acesso ao ensino superior é um conceito que vai além da universalização do
ensino - engloba medidas voltadas a grupos sociais historicamente
prejudicados pelo sistema educacional, buscando fazer com que tais grupos tenham
reais chances de acesso a ele, o que muitas vezes acaba não acontecendo, devido à falta de oportunidades. Nesse caso, entende-se que democratização do
acesso ao ensino superior significa realizar políticas que busquem amenizar, no
mínimo, os problemas relacionados às questões internas, como metodologias de
ensino, infraestrutura escolar, grade escolar, formas de ingresso às
faculdades, enfim, tudo aquilo que, de certa forma, depende primordialmente do
poder público.
SILVA, Higor Alfredo Damaso da. Disponível em:
http://monografias.fjp.mg.gov.br/bitstream/123456789/1575/3/Democratiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20acesso%20ao%20Ensino%20Superior.pdf#:~:text=Democratiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20acesso%20ao%20ensino%20superior%20%C3%A9%20um,acaba%20n%C3%A3o%20acontecendo%20devido%20a%20falta%20de%20oportunidades.
Adaptado. Acesso em 8.jul.2022.
Texto III
Dos maiores desafios educacionais no Brasil,
dois deles são a capacitação profissional de alunos e a
democratização do ensino superior. Com dificuldades financeiras, geográficas e
socioeconômicas, ainda há fatores que impedem a maior parte da população de
acessar as instituições e especializar seus estudos. Segundo o Censo da
Educação Superior 2019, contabilizam-se 16.425.302 de vagas ofertadas nas
instituições de educação superior (IES) brasileiras. Nesse número estão
inclusas modalidades presenciais, a distância, bacharelados, licenciaturas e
tecnólogos. No entanto, a pesquisa também reflete a falta de acesso de grande
parte da população a essa fase de estudos: quando comparado a outros países, o
Brasil tem baixas taxas de conclusão do ensino superior. Entre a população de
25 a 34 anos, a estatística é de 21,3%. Em adultos de 55 a 64 anos, ela fica em
14,3%. Em ambos os casos, está abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)*, em que essas faixas
etárias têm, respectivamente, 45% e 27% de formação superior. A questão da
acessibilidade e democratização vai além: estatisticamente, há pouca
diversidade econômica, social, racial e geográfica no acesso ao ensino
brasileiro. Dessa forma, é possível notar que o acesso ao conteúdo ainda
enfrenta barreiras e precisa ser parte da missão educacional. (...)
Antes do Ensino
Superior
Parte disso é
explicada pela dificuldade do acesso e da permanência no ensino médio. No Brasil,
ainda que as taxas tenham aumentado nos últimos anos, elas ainda são
preocupantes: 20,7% dos brasileiros entre 18 e 24 anos não frequentam e não
concluíram o ensino básico.
A democratização do
ensino como forma de inclusão socioeconômica
Duas das principais
tarefas do processo educacional é ampliar os horizontes dos alunos e criar oportunidades
de difusão de conhecimento. No ensino superior, essa prioridade se manifesta na
pesquisa e na formação profissional do aluno. Uma das metas do Plano Nacional
de Educação (PNE) é que, em 2024, 33% dos jovens de 18 a 24 anos estejam matriculados
no ensino superior. No entanto, até agora, a taxa é de 21,4%. Muitos procuram a
graduação por motivos financeiros: é estimado que um diploma de graduação
ofereça aumento salarial. A oportunidade de adquirir conhecimento e de se desenvolver em uma profissão especializada é o sonho de muitos jovens
brasileiros e, dessa forma, abrir as portas para um ensino mais democrático é um
investimento na inclusão social: com acesso à educação, esses jovens têm, em
tese, uma ampla gama de possibilidades pessoais e profissionais.
Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/democratizacao-do-ensino/.
Adaptado. Acesso em 8.jul.2022.
*A OCDE é um grupo constituído por 35 países, cujo objetivo é alinhar e discutir estratégias econômicas que beneficiem as nações participantes do grupo.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema: "Os desafios para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil contemporâneo". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.