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MODELO ENEM - APAGÃO DE PROFESSORES

ENEM

APAGÃO DE PROFESSORES – MODELO ENEM – ID: JI6


Texto I

O apagão de professores no Brasil está gerando uma crise sem precedentes na  educação básica do país. A escassez de docentes qualificados compromete a qualidade do ensino e ameaça o futuro da educação.

A falta de professores tem diversas causas, entre elas:

Baixa atratividade da profissão docente: Baixos salários, condições de trabalho precárias e jornadas exaustivas desmotivam novos profissionais a ingressarem na docência. A falta de incentivos financeiros torna a carreira menos atrativa em comparação a outras profissões com requisitos semelhantes de qualificação.

Alta Evasão em Cursos de Licenciatura: Mais de 50% dos estudantes abandonam os cursos de licenciatura antes de concluí-los. A elevada taxa de evasão é frequentemente atribuída à falta de recursos, infraestrutura inadequada e perspectivas de carreira limitadas, desestimulando os futuros professores a permanecerem na formação.

Defasagem Curricular: Os currículos dos cursos de licenciatura não acompanham as demandas atuais da educação. A ausência de abordagens interdisciplinares e a integração insuficiente de tecnologias educacionais deixam os futuros docentes mal preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da sala de aula.

Falta de Investimento na Educação: A insuficiência de recursos financeiros compromete tanto a qualidade da formação dos professores quanto as condições de trabalho nas escolas. A falta de investimento adequado dificulta a melhoria da infraestrutura escolar e a implementação de programas de capacitação contínua para docentes.

Estatísticas Alarmantes sobre o Apagão de Professores: A gravidade da crise de falta de professores no Brasil é revelada por dados alarmantes. No Maranhão, em 2021, apenas 7% das vagas para professores de artes no ensino fundamental II foram preenchidas, enquanto em Pernambuco, mais de 60% das aulas de física no ensino médio eram ministradas por docentes sem a especialização necessária. A situação se repete no Tocantins, onde somente 5% das vagas para professores de sociologia foram ocupadas. Em São Paulo, por exemplo, grande parte dos professores em sala de aula são temporários.

A dimensão do problema se estende à formação de novos professores. Das 2,8 milhões de vagas ofertadas em cursos de licenciatura em 2021, apenas 300 mil foram preenchidas, resultando em um déficit de 2,5 milhões de vagas. Essa escassez na formação de novos docentes agrava ainda mais a crise, comprometendo a perspectiva de melhoria no futuro próximo.

A crise do apagão de professores no Brasil exige uma resposta urgente e coordenada entre governo, instituições de ensino e sociedade civil. Sem intervenções eficazes, a qualidade da educação brasileira continuará a sofrer, comprometendo o desenvolvimento das futuras gerações.

Disponível em: https://www.pebsp.com/crise-na-educacao-brasil-vive-um-verdadeiro-apagao-de-professores-qualificados/. Adaptado. Acesso em 22.out.2024.


Texto II


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “O apagão de professores e os impactos educacionais, sociais e econômicos no Brasil”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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