VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO

ENEM

DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO AÉREO

MODELO ENEM

ID: IXH


Texto I


Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/05/passagens-aereas-drive-27-mai-2022_1-2048x2048.png. Acesso em 19.jun.2024.



Texto II

O ministro do Turismo (...), afirmou, em janeiro de 2024, que o governo federal está tentando de tudo para conseguir baratear o preço das passagens aéreas. “Todos os pontos que pudermos fazer para facilitar o trânsito de turistas dentro do nosso país é missão de todo nós. O governo brasileiro, através do Ministério do Turismo, tem trabalhado incansavelmente para reduzir o preço das passagens aéreas”, declarou o ministro. De acordo ele, o governo se reuniu com todos os atores envolvidos no barateamento das passagens aéreas, como, por exemplo, as companhias aéreas, os distribuidores de combustível, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre outros. “Nós vamos, em breve, apresentar uma alternativa para que o brasileiro possa viajar dentro do Brasil de forma mais barata”, acrescentou Sabino.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/estamos-tentando-de-tudo-para-baratear-passagens-aereas-diz-ministro-do-turismo/, em jan/2024. Acesso em 19.jun.2024.



Texto III

O final de ano se aproxima e, com ele, o planejamento de viagens de muitos brasileiros — e por todo o mundo. E a primeira pergunta que vem à mente é: o preço das passagens aéreas seguirá tão alto? Um relatório da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), divulgado em dez/2023, mostra que — infelizmente — a tendência é que as tarifas aéreas sigam nos patamares de 2023. No relatório, a associação destacou que os consumidores podem esperar que as tarifas aéreas continuem a acompanhar os custos crescentes, especialmente os do petróleo. "No entanto, os dados da IATA mostram que a concorrência continua a proporcionar benefícios de preço para os consumidores. (...) Segundo o diretor-geral da IATA, Willie Walsh, a rentabilidade do transporte aéreo segue fraca na comparação com outros setores, com um lucro médio por passageiro de apenas 5,45 dólares (26 reais). “As companhias aéreas sempre competirão ferozmente por seus clientes, mas ainda estão sobrecarregadas por regulamentações onerosas, fragmentação, altos custos de infraestrutura e uma cadeia de abastecimento povoada por oligopólios, disse Walsh."

Disponível em: https://exame.com/economia/as-passagens-aereas-vao-ficar-mais-baratas-em-2024/. Adaptado. Acesso em 19.jun.2024.


Texto IV

O governo federal lança nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200. A primeira fase deverá ser focada somente em aposentados. Cerca de 23 milhões de pessoas podem ser beneficiadas. A medida, segundo o governo, visa "permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil". Inicialmente, o governo previa que o público do programa seria mais amplo e também incluiria alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – de bolsas universitárias para alunos de baixa renda. Porém, o governo federal quer, primeiro, avaliar o resultado da oferta de passagens. No primeiro ano do programa, devem ser colocados à venda 3 milhões de bilhetes. Para ter direito à compra, o aposentado não pode ter viajado de avião nos últimos 12 meses.

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/07/24/governo-lanca-nesta-quarta-programa-com-passagens-aereas-a-r-200-inicialmente-voltado-para-aposentados.ghtml. Acesso em 5.ago.2024.

 


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Os desafios para a democratização do espaço aéreo à população brasileira”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.