MODELO ENEM - HÁBITOS DE CONSUMO NA TERCEIRA IDADE
ENEM
HÁBITOS DE CONSUMO NA TERCEIRA IDADE
MODELO ENEM
ID: JA5
Texto I
Quem
são, de fato, os idosos brasileiros? A imagem daquela pessoa fragilizada e
indisposta, muito comum no passado, ainda corresponde à realidade?
De acordo com a pesquisa “Estilo de
vida e Consumo da Terceira Idade 2018”, conduzida pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, muitos dos idosos brasileiros
(...) sentem-se mais sábios, felizes e orgulhosos por suas realizações: eles
acessam a internet com frequência e têm perfis nas redes sociais para
relacionarem-se com outras pessoas e manterem-se bem informados; preocupam-se
com a aparência e a autoestima, cultivam hábitos de lazer, adoram conviver com
amigos e familiares, fazem planos e ainda esperam viver muito mais (...). O
ímpeto de aproveitar a vida, aliás, está relacionado a alguns dos projetos
futuros mais comuns na terceira idade: passar mais tempos com amigos e familiares
e viajar. Ao mesmo tempo, algumas das maiores preocupações nesta etapa dizem
respeito às condições de saúde (...). Entretanto, isso não impede os idosos de
ocuparem seu lugar no mercado de consumo: muitos deles gastam, hoje, mais com o
que gostam do que com aquilo que é considerado essencial. Dentre seus
principais desejos de compra, por exemplo, estão roupas, calçados e
viagens. (...) Assim como qualquer outro consumidor, os brasileiros da
terceira idade querem ser bem atendidos e preocupam-se com o preço e a
qualidade daquilo que pretendem adquirir. A maioria declara ser independente
para poder tomar as próprias decisões de compra e está disposta a gastar mais
com itens pessoais que desejam, ao invés de concentrarem seus gastos em coisas
essenciais. O problema é que nem sempre os idosos encontram as melhores
condições para consumir: seja pela escassez de serviços de entrega de
determinados itens, seja pelo fato de que faltam determinados produtos
destinados a essa faixa etária, além da dificuldade de ler rótulos com letras
pequenas, por exemplo. Excluindo os mantimentos para casa, os produtos que
pretendem adquirir até o fim do ano, os mais mencionados são roupas, calçados,
viagens, perfumes/cosméticos e eletrodomésticos.
A “economia prateada” é considerada a
terceira maior atividade econômica do mundo, e movimenta US$ 7,1 tri anuais.
Nos EUA, esse segmento já representa mais de 25% do consumo. No Brasil, o
público maduro movimenta cerca de R$ 1,6 tri ao ano. De acordo com o grupo
financeiro multinacional Goldman Sachs, se comparado aos mais jovens, o consumo
dos 60+ cresceu três vezes mais rápido nos últimos dez anos. Ainda assim, 63%
dos negócios não posicionam este público como alvo de suas estratégias. E isso
pode ser contraditório: apesar de essa indústria movimentar a economia, ainda
existem poucos produtos e serviços desenvolvidos e pensados na perspectiva das
pessoas mais velhas. E, por vezes, consomem produtos que são mais ou menos
adequados. (...) Se na oferta de produtos falta atenção a este público, o
mesmo vale nos aspectos de atendimento e relacionamento: as empresas também
estão perdidas nessas estratégias. É preciso urgentemente que as marcas tenham
empatia, pois só isso alinhará esses processos.
“Os idosos de hoje estão no mercado de trabalho,
consomem e são formadores de opinião”, afirma Layla Vallias, cofundadora da
Hype60+, consultoria de marketing especializada no “consumidor sênior”. Eles
têm muito mais dinheiro para gastar do que os mais jovens. O Federal Reserve
(banco central dos EUA) identificou que, em 2020, o patrimônio das famílias somava
U$ 116 trilhões – desse montante, 53,2% (U$ 61,9 trilhões) era controlado pelos
baby boomers (os nascidos até 1964. Isso significa que eles são 12 vezes
mais ricos do que os millenials – os mais jovens possuem U$ 5,9
trilhões, ou 5% da soma. (...) No Brasil, a concentração de rende da população
idosa não é tão grande, mas existe. Um estudo da FGV indica que as pessoas com
mais de 65 anos correspondem a 17% dos mais ricos do país, e a apenas 4% dos
40% mais pobre.
AMÉRICO,
Juliana. https://vocesa.abril.com.br/economia/economia-prateada-a-ascensao-dos-consumidores-60/.
Adaptado. Acesso em 12.set.2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “O reconhecimento dos novos hábitos de consumo na terceira idade”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.