A interculturalidade é o fenômeno social, cultural e comunicativo em que duas ou mais culturas (ou representantes de diferentes identidades culturais específicas) interagem em condições de igualdade, sem que, obviamente, nenhum ponto de vista prevaleça. Esse tipo de relação favorece o diálogo e a compreensão, a integração e o enriquecimento das culturas. Embora a cultura sempre tenha sido um campo de frequentes trocas, cruzamentos e hibridizações, o conceito de interculturalidade é típico dos tempos modernos. Hoje, a globalização e o comércio digital colocaram em contato pessoas de geografias e culturas muito distantes, e a migração é um fenômeno diário. Por isso, a ideia de interculturalidade está em contato com outras congêneres, como as da diversidade, da pluralidade e do multiculturalismo. No entanto, o diálogo horizontal imposto pela interculturalidade não foi exatamente comum na história da humanidade. Impérios econômicos, hegemonia cultural e colonialismo são um legado difícil de conciliar com a ideia de que, no fundo, as culturas são todas iguais, sem que algumas sejam mais avançadas que outras, ou algumas melhores que outras, mas tudo depende do ponto de vista (isto é, do próprio quadro cultural) de quem pensa. (...) Não existem culturas melhores que outras, nem mais avançadas; todas são igualmente dignas e merecedoras de respeito. (...) Culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas: as maiores manifestações de riqueza e variedade cultural estão associadas à migração, integração, hibridização e miscigenação.
Existem três tipos reconhecíveis de interculturalidade:
. Interculturalidade relacional, quando se trata de contato entre culturas, ou seja, convivência igualitária entre pessoas de diferentes origens culturais.
. Interculturalidade funcional, quando se trata da inclusão de grupos tradicionalmente marginalizados no aparato econômico, cultural, social e político do país, por meio de mecanismos equalizadores, como a discriminação positiva.
. Interculturalidade crítica, quando se refere ao impulso de um debate crítico sobre as relações entre as culturas, para iluminar e questionar as desigualdades históricas, coloniais e raciais entre as diferentes culturas, fomentando um diálogo cultural de alto nível. (...)
Exemplos de relações interculturais hoje:
. A dinâmica do intercâmbio estudantil internacional e a promoção da aprendizagem de outras línguas (e com eles, de outras culturas).
. A promoção de uma cultura global por meio de iniciativas como as do Patrimônio Mundial da UNESCO e outras instituições semelhantes.
. A reavaliação acadêmica das tradições culturais e sociais antes desprezadas por pertencerem a povos “bárbaros” ou “atrasados”.
. A hibridização de mercados típica da globalização econômica.
Disponível em: https://conceitosdomundo.pt/interculturalidade/. Adaptado para fins didáticos. Acesso 18.out.2022.
Texto II
A interculturalidade refere-se a uma corrente ideológica e política que promova o respeito e a tolerância entre indivíduos em um país, independentemente de raça, credo ou etnia. Também estimula a interação social e cultural entre as diferentes comunidades que existem em um só lugar. O interculturalismo não proíbe a prática da religião nem de quaisquer manifestações culturais, desde que os direitos sejam respeitados e não se incorra em situações de xenofobia e racismo. Os valores importantes dessa ideologia incluem o respeito pela diversidade. Além disso, levam em consideração a comunicação horizontal e o enriquecimento mútuo, sob um esquema político democrático. (...) Esse pensamento tem como objetivo a interação e o contato entre pessoas de diferentes tradições.
Principais características: os indivíduos desenvolvem uma certa empatia que os ajuda a entender as implicações da diversidade; há um compromisso com o desenvolvimento de atitudes solidárias em relação aos outros; promove direitos individuais para todos; tem tolerância mínima aos sistemas totalitário e teocrático; rejeita xenofobia, racismo e qualquer tipo de discriminação.
Disponível em: https://maestrovirtuale.com/interculturalismo-caracteristicas-e-etapas/. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 18.out.2022.
Texto III
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-VwO5VGHNXgA/UktYpsPLNlI/AAAAAAAALVw/dLQTKEWKzew/s1600/Multiculturalidade-mapa.bmp. Acesso em 18.out.2022.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “O fomento à interculturalidade nas relações sociais contemporâneas”. Apresente a proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.