EM - PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - ENEM - MICROAGRESSÕES
PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - ENEM
MICROAGRESSÕES
PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - MODELO ENEM
ID: GVW
Texto I
O que você precisa
saber sobre microagressões: são contínuas na experiência de vida
de pessoas de cor – eles experimentam esses comportamentos ofensivos todos os
dias desde o momento em que acordam de manhã até dormirem à noite, e desde o
momento em que nascem até morrerem; são cumulativas e qualquer ofensa ou baixa
pode representar a palha que quebra as costas do camelo; são lembretes
constantes para pessoas de cor que são cidadãos de segunda classe; vão
esgotando a energia e levam ao conceito de “fadiga racial da batalha”; simbolizam
injustiças históricas passadas, como a escravização de africanos, a retirada de
terras dos povos indígenas deste país e o encarceramento de japoneses
americanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Essas distinções
levaram os psicólogos a dizer que as indignidades cotidianas ou indignidades
vivenciadas por pessoas de cor equivalem a uma “morte por mil cortes”. Longe de
serem inofensivas e benignas, as microagressões têm impacto macro sobre os
alvos. Todo um conjunto de pesquisas apoia essa conclusão. Aumentam o estresse
na vida das pessoas de cor, reduzem o bem-estar emocional, aumentam a depressão
e os sentimentos negativos, atacam a saúde mental dos beneficiários, impedem o
aprendizado e a resolução de problemas, prejudicam o desempenho dos
funcionários e afetam fortemente o bem-estar físico das metas.
Tipos de
microagressões
Existem
microagressões raciais, de gênero, LGBTQ e de deficiência. A maioria dos
indivíduos que cometem microagressões acredita que – como bons seres humanos,
morais e decentes – conscientemente, nunca discriminaria. No entanto, é
importante reconhecer que nenhum de nós está imune a herdar os preconceitos
raciais, de gênero ou de orientação sexual de nossa sociedade.
Microagressões
geralmente contêm uma “metacomunicação” ou mensagem oculta para o alvo, o que
revela uma crença ou atitude tendenciosa. “A relutância em sentar-se ao lado de
afro-americanos no metrô é uma mensagem de que a pessoa deve ser evitada,
porque você é potencialmente perigosa, uma criminosa ou até nada de bom. Muitos dos meus amigos afro-americanos contam
histórias de como entram em um elevador com uma única mulher branca, e como ela
se tensiona, segura sua bolsa com mais força e se afasta, medrosa.
O ditado de que “paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras
nunca me machucarão” é uma crença de que microagressões são inofensivas,
pequenas, triviais e insignificantes. Críticos da teoria da microagressão
acreditam que estamos “fazendo, de um montinho de terra, uma montanha”, e que
tais incidentes não são diferentes das incivilidades cotidianas que, por
exemplo, uma pessoa branca pode experimentar de um funcionário rude.
https://unimind.com.br/microagressoes/. Adaptado. Acesso em 6.jul.2022.
Em linhas gerais,
as cinco competências da redação do Enem verificam: C1 – norma culta; C2 – tema, tipo e repertório sociocultural; C3 – composição e execução de projeto textual, e
qualidade da argumentação; C4 – aplicação de recursos coesivos; C5 – proposta
de intervenção social. Na atividade aqui proposta, coloca-se em evidência as
competências 2 e 3, ainda que a norma culta e o emprego dos recursos coesivos
sejam também verificados.
O tópico frasal é a
ideia mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do
parágrafo. Desse modo, comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO + PARÁFRASE
DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO (ponto final) + COMENTÁRIOS, EXEMPLOS,
EXPLICAÇÕES REFERENTES AO TÓPICO FRASAL. Para o terceiro parágrafo, use a mesma
estratégia – agora com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.
COMANDO: Adiante, oferecemos a você um projeto textual,
ou seja, o primeiro parágrafo de uma dissertação argumentativa nos moldes do
Enem, sobre o tema: “O debate em torno das microagressões na sociedade contemporânea”. Você deverá escrever os dois próximos parágrafos, em
conformidade com os argumentos adiantados no projeto. Ao longo da argumentação,
é preciso também mobilizar um repertório sociocultural próprio, que deve ser,
ao mesmo tempo, legitimado (autorizado por uma das áreas do conhecimento);
pertinente (intimamente ligado ao tema) e produtivo (vinculado ao texto).
Quando se discute o fenômeno das microagressões (1), abre-se a reflexão a respeito do preconceito encoberto
que, infelizmente, está socialmente enraizado (2). Mostras ostensivas de
discriminação vêm sendo criminalizadas e, por isso, aos poucos, estão cedendo
espaço à racionalidade e ao respeito com o próximo (3). Entretanto, as
microagressões, atitudes sutilmente desrespeitosas, ainda que de modo inconsciente, vêm afirmar
o quanto precisamos aperfeiçoar a civilidade (4).
Análise do projeto textual: 1 – apresentação do tema; 2 – antecipação do
primeiro argumento, a ser desenvolvido no segundo parágrafo; 3 – antecipação do
segundo argumento, a ser desenvolvido no terceiro parágrafo; 4 – tese.