Flexibilidade de horários: O estudante escolhe e
determina seus horários de estudo de acordo a disponibilidade da sua rotina
diária. Permite acesso para trabalhadores sem turno fixo.
Acesso a localidades remotas: A maior vantagem do EaD é permitir que estudantes de cidade e regiões de difícil acesso ou onde não
existem faculdades possam realizar o curso em instituições de outras cidades,
estados e até países (...).
Menor deslocamento: Pessoas de maior idade, com
menor renda ou que moram longe da instituição podem acompanhar o curso por não
precisar ir todos os dias à sala de aula. Com isso conseguem redução de gastos com
transporte, ganham tempo com a redução do deslocamento e diminuem o cansaço por
estudar em casa.
Maior diversidade na composição da faculdade: Com o
acesso ao EaD, é possível ampliar a participação de estudantes com deficiência,
de baixa renda, além daqueles morem longe das instituições.
Pedagogia e didática: O EaD força o desenvolvimento
de novos métodos (...) na educação, por meio do estudo da pedagogia do ensino a
distância na busca por respostas aos questionamentos sobre a capacidade dessa
modalidade de ensino.
Desenvolvimento do professor: Com o ensino
praticamente todo feito através do computador, o professor (e também o
estudante) obrigatoriamente torna-se mais capacitado no uso de novas
tecnologias, como a internet e a produção virtual.
Desvantagens da EaD:
Falta de interação professor e estudante: A maior
crítica ao EaD é a falta de contato entre professor e estudante.
Falta de convívio escolar: A formação do estudante
por EaD priva-o de características básicas da educação tradicional, entre as
quais o contato pessoal e a vida em sociedade. (...)
Altos custos para manter os cursos: Embora se
justifique a EaD com a redução de custos para manter salas de aula físicas, há
o aumento de custo na produção das aulas (gravação, manutenção de portais na
internet, etc.), além da contratação de pessoal para atender aos estudantes
pela internet.
Menores salários aos professores: Na maior parte das
instituições que oferecem o EaD, os professores recebem salários mais baixos
(só assim é possível reduzir o valor das mensalidades) e, geralmente, são
substituídos por tutores sem formação avançada.
Falta de espontaneidade: Com o contato somente
virtual, estudantes e professores deixam de ter reações espontâneas e as
dúvidas e propostas passam a ser mecanizadas e burocratizadas.
Substituição de aulas práticas por teóricas: A carga
horária de aulas práticas é reduzida e os estudantes têm pouco ou nenhum
contato com laboratórios, salas de vídeo e outras metodologias de ensino
prático.
Deficiência na formação em alguns cursos: Por mais
que se defenda a inevitabilidade do EaD na sociedade atual, torna-se quase
impossível defender o ensino a distância para alguns cursos. Como exemplos,
podemos citar os cursos de licenciatura. O que esperar de um professor formado
sem o convívio da sala de aula? Como se portará um professor que não passou
pelo mesmo processo que seus alunos?
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Desafios para o Ensino a Distância no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.