VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - AGRONEGÓCIO

ENEM

AGRONEGÓCIO

MODELO ENEM

ID: DVI


TEXTO I


Segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Escola de Estudos Agrários da USP (Esalq), o PIB do agronegócio no Brasil cresceu 3,81% no ano de 2019. Diferentemente do PIB agropecuário divulgado pelo IBGE, que avalia somente o que é produzido dentro da fazenda, o levantamento do CNA conta o agronegócio como um todo, incluindo as agroindústrias (como frigoríficos) e o setor de serviços (como transporte de mercadoria). Segundo o instituto, o setor representa 21,4% do PIB total do país. Em nota, o CNA afirma que: “É uma alta importante após dois anos sucessivos de resultados pouco favoráveis ao setor, que vinha sofrendo com preços relativos cada vez menores”.

https://blog.docket.com.br/pib-brasileiro-do-agronegocio-cresce-em-2019/. Adaptado.


TEXTO II

“O Brasil é pioneiro no agronegócio, mas precisa melhorar o uso do solo”, diz Nobel de Química

O Brasil tem vantagens por fazer parte de um polo tropical da agricultura, e pode contribuir com a produção mundial de alimentos. Contudo, existem desafios como pensar na construção de uma agricultura sustentável, que garanta a preservação do ecossistema rico que o país tem. O Brasil precisa cuidar dos seus recursos. O agronegócio brasileiro tem uma dinâmica diferente de outros países, que precisa ser abordada com o objetivo de gerar soluções. Entre as vantagens do agro brasileiro, destaco: ser pioneiro na utilização de compostos biológicos, por exemplo, no controle de pestes de cana-de-açúcar. (...) Mas é urgente melhorar o uso do solo, reduzindo o uso de pesticidas e de fertilizantes.

RIVAS, Katherine. Istoé Dinheiro, 20 jan. 2020. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br, com ajustes.

Acesso em: 20 fev. 2020.


TEXTO III

O atual modelo econômico, baseado no agronegócio e no capital financeiro, quer transformar os alimentos, as sementes e todos os recursos naturais em mercadoria para atender aos interesses, ao lucro e à ganância das grandes empresas transnacionais. Para isso, esses grupos econômicos se apropriam de terra, águas, minerais e biodiversidade, privatizando o que é de todos. Além disso, desmatam as florestas e deterioram os solos com a monocultura. Também aumentam a exploração dos trabalhadores, precarizam, retiram e desrespeitam os direitos trabalhistas, causam desemprego, pobreza e violência. Dessa forma, o agronegócio promove a concentração da riqueza nas mãos dos mais ricos, especialmente banqueiros e empresas transnacionais, enquanto aumenta a desigualdade e a pobreza da população. É necessário combater urgentemente essa lógica opressora e destrutiva.

http://karlmarxbrasil.forums-free.com/contra-o-agronegocio-e-em-defesa-da-agricultura-camponesa-t24.html 


TEXTO IV

O agronegócio no Brasil tem se mostrado um dos segmentos econômicos de maior evolução e capacidade de gerar riquezas e de reduzir as disparidades sociais. Hoje, a cadeia produtiva é responsável por mais da metade das exportações e por cerca de um quarto do PIB. (...) Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a taxa de crescimento do PIB agropecuário, publicadas pelo IBGE, têm sido também elevadas nos últimos anos, impulsionado pelo protagonismo da soja nas demandas dos principais países importadores, especialmente China e Estados Unidos. O superávit do setor foi maior do que o da própria balança comercial, que registrou US$ 50,9 bilhões em receita líquida, enquanto o agronegócio excedeu a marca de US$ 100 bilhões (CEPEA). A atividade agrícola para exportação tem sido um importante propulsor para o crescimento do PIB. O agronegócio hoje é responsável por 50,8% de tudo o que é exportado pelo Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo. Percebe-se que nosso agronegócio tem sido o propulsor da economia. O setor contou com uma participação de 23,8% do produto interno bruto no ano de 2023, segundo estudo do CEPEA.

 

Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/agronegocio-no-brasil-qual-o-seu-papel-e-importancia/. Acesso em 22.set.2024.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “O avanço do agronegócio no Brasil e os impactos na economia e no meio ambiente”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.