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EM - CAMPANHA - CADEIRA DE RODAS PARA CRIANÇA CARENTE

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CAMPANHA

CADEIRA DE RODAS PARA CRIANÇA CARENTE

ID: E2G


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Imagine que você seja membro da ONG TODOS POR UM. Imagine também que tenha chegado a você a notícia de que MHG, 7 anos, uma criança carente, deixou de frequentar a escola porque a mãe, já idosa, adoeceu e, por isso, não pôde mais levar a criança (no colo) para a escola. Você, em nome da ONG TODOS POR UM, decide fazer uma CAMPANHA para captar dinheiro e, então comprar uma cadeira de rodas para a criança. No texto da Campanha você também deve deixar claro que, se alguém quiser, poderá doar a cadeira de rodas, em vez de doar o dinheiro.


***

O que é Campanha?

Campanha são os esforços de uma coletividade em favor de um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final de uma campanha, há um pedido, um incentivo à coletividade para agir, doar, cooperar etc.


Como fazer?

Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação da campanha é maleável e, muitas vezes, utiliza-se também de textos não verbais; é conduzida na 3.ª pessoa do singular; usa vocabulário simples, uma vez que pretende alcançar todo o tipo de leitor; o título e o subtítulo devem antecipar (o quanto possível) o objetivo e o beneficiário da campanha. Assim:


CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AO ASILO


Geralmente, a divulgação de campanhas é feita nas redes sociais e, por isso, é preciso privilegiar a concisão textual, ou seja, usar o mínimo de palavras para a elaboração da campanha. O redator deve, também, ter cautela e não prescrever ordens à coletividade – a adesão a campanhas é voluntária e não obrigatória, por isso precisa ser persuasiva e elegante.

Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir à campanha deve ter as seguintes informações, consideradas as peculiaridades de cada situação:

. Quem promove – pessoa física, entidades filantrópicas, escolas, ONGs etc.;

. Motivo – chuva provocou alagamento e há desabrigados; família carente foi despejada etc.;

. Quem são os beneficiários – asilo, orfanato, escola, igreja, Fulano de Tal etc.;

. Qual o objetivo – doação de alimentos (mencionar que tipo de alimento), materiais de higiene, agasalhos, dinheiro (mencionar Banco e c/c), material escolar, cadeira de rodas, prestação de serviços (local, data) etc.;

. Endereço para entrega da doação – nome de quem vai recebê-la, horário do recebimento;

. Período em que vai acontecer – por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro;

. Convite para que a comunidade participe da entrega da doação;

. Pedido para que seja divulgada a campanha nos contatos particulares etc.

 

Boas atividades!

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