VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO "O ALIENISTA" - CAMPANHA - DOAÇÃO À CASA VERDE

CAMPANHA - EF ANOS FINAIS

PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA

CAMPANHA – DOAÇÃO DE ITENS À CASA VERDE

ID: E41






Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a produção literária, como também a utilitária, entre os quais: Crônica, Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados, Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.


IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O Alienista, do autor realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a obra ou assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo de duração: 44’.


Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc


Nesta proposta de trabalho, você desenvolverá uma CAMPANHA. Mãos à obra!



CONTEXTUALIZAÇÃO: Dr. Simão Bacamarte, médico alienista, construiu um edifício – a Casa Verde – e, tendo em vista que os vereadores de Itaguaí não se preocupavam com o dementes do local, ele recolheu na Casa Verde todos os loucos que, até então, quando não estavam trancados, andavam à solta pelas ruas. Quando a família do louco não podia custear o tratamento, a Câmara deveria assumir a despesa. Apesar de a iniciativa de Dr. Bacamarte ter enfrentado grande resistência, ao final, o número das acomodações da Casa Verde foi aumentado, tamanho era o povoado de loucos recolhidos ali.


COMANDO: Imagine que a Casa Verde esteja precisando de cobertores, toalhas de banho e artigos de higiene pessoal para os pacientes. Redija o texto de uma CAMPANHA, endereçada à população de Itaguaí, para a arrecadação desses itens. Escreva de 20 a 25 linhas.



O que é Campanha? São os esforços de uma coletividade em direção a um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final do texto, há um pedido, um incentivo à coletividade para agir, doar, cooperar, interagir etc.


Como fazer? Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação da Campanha é maleável e, muita vez, utiliza-se também de textos não verbais. A redação há de ser simples, clara, rápida – entretanto, completa! É preciso atribuir um título à Campanha – o título deve antecipar, o quanto possível, o objeto e o destinatário da Campanha. Assim:

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AO ORFANATO


DIVULGAÇÃO: A divulgação de campanhas por ser feita nas redes sociais em locais físicos, geralmente, públicos/abertos. Por esse motivo, o vocabulário deve ser econômico e acessível.

Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir à campanha deve ter as seguintes informações:

. quem promove – pessoas físicas, igrejas, escolas, associações de amigos etc.;

. motivo – diversos: chuva provocou alagamento e há desabrigados; posto de saúde foi assaltado; família carente foi despejada etc.;

. quem são os beneficiários – a sociedade, um asilo, um orfanato, uma escola etc.;

. qual o objetivo – doação de alimentos (mencionar que tipo de alimento), materiais de higiene, agasalhos, dinheiro (mencionar Banco e c/c), material escolar, cadeira de rodas; prestação de serviços (local, data); coleta de materiais recicláveis etc.;

. endereço para entrega da doação ou coleta de mercadoria – nome de quem vai recebê-la, horário do recebimento etc.;

. período em que vai acontecer a campanha – por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro;

. convite para que a comunidade participe da coleta de mercadorias ou da entrega dos itens a serem doados;

. outros detalhes que a situação sugerir/exigir.


Lembre-se: a trama O Alienista aconteceu durante o período colonial do Brasil – atente, o quanto possível: à adequação do tempo, do ambiente e da situação; à coerência vocabular etc.


Não economize criatividade! Pense em algumas cenas sutilmente cômicas – afinal, como você pôde perceber, a comicidade e a ironia finas são traços marcantes em O Alienista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.