VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO "O ALIENISTA" - DENÚNCIA

DENÚNCIA - EF ANOS FINAIS

Caixa de Texto:  PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA


DENÚNCIA – ID: E4G 


MORADORES DE ITAGUAÍ DENUNCIAM BACAMARTE À CÂMARA







Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. 


A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: a recriação exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a produção literária, como também a utilitária, entre os quais: Crônica, Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados, Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.


IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O Alienista, do autor realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a obra ou assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo de duração: 44’. Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc


Nesta proposta de trabalho, você desenvolverá um TESTAMENTO. Mãos à obra!



O QUE É DENÚNCIA?


O gênero textual Denúncia (ou Carta-denúncia) tem caráter híbrido - pode haver traços descritivos, narrativos e argumentativos. E é preciso acrescentar: ainda que seja possível denunciar anonimamente, as Denúncias assinadas (identificação completa do denunciante), geralmente, têm maior credibilidade – logo, as providências a serem tomadas após a Denúncia hão de ser mais rápidas e eficientes. 


Qualquer pessoa pode redigir e encaminhar uma Denúncia. Por exemplo: um paciente denuncia, ao Conselho Regional de Medicina, o médico ou o hospital em que foi mal atendido; um consumidor denuncia, ao Procon, o estabelecimento comercial que mantém na prateleira produtos com data de validade vencida etc.


A redação de uma Denúncia é maleável – não existe uma estrutura fixa a ser obedecida. Entretanto, é preciso observar os seguintes requisitos: 1) local e data; 2) identificação do denunciante; 3) identificação do destinatário da denúncia (quem receberá e tomará providências? O Ministério Público, a Superintendência de Ensino etc.) 4) identificação do denunciado (pessoa, entidade, instituição etc.); 5) relato da conduta denunciada; 6) indicação de provas (documentos, objetos etc.) da conduta denunciada; 7) outros elementos importantes para a aceitação da denúncia.



CONTEXTUALIZAÇÃO: Dr. Simão Bacamarte, o médico alienista, recolheu à Casa Verde grande parte da população de Itaguaí. O terror alastrou-se por toda a vila:


“As mulheres, quando os maridos saíam, mandavam acender uma lamparina a Nossa Senhora; nem todos os maridos eram valorosos – alguns não andavam fora sem um ou dois capangas.” Não demorou muito, e a população mobilizou-se, organizou-se e denunciou a conduta do alienista: “Cerca de trinta pessoas ligaram-se ao barbeiro Porfírio, redigiram e levaram uma representação [denúncia] à Câmara [dos Vereadores].”



COMANDO: Explore a situação acima. Imagine que você seja um dos moradores de Itaguaí que se rebelaram contra as atitudes do Dr. Simão Bacamarte. A você coube a tarefa de redigir a Denúncia à Câmara dos Vereadores.



Lembre-se: a trama O Alienista nos remete ao período colonial do Brasil – atente, o quanto possível: à descrição e ação da personagem denunciada; à adequação do tempo, do ambiente e da situação; à coerência vocabular etc.



Não economize criatividade! Escreva de 20 a 25 linhas. Pense em algumas cenas sutilmente cômicas – afinal, como você pôde perceber, a comicidade e a ironia finas são traços marcantes em O Alienista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.