VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO "O ALIENISTA" - ENTREVISTA - REVOLTA DOS CANJICAS

ENTREVISTA - EF ANOS FINAIS

Caixa de Texto:  PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA

ENTREVISTA – REVOLTA DOS CANJICAS

ID: E4D



 




Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.

 

A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a produção literária, como também a utilitária, entre os quais: Crônica, Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados, Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.


IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O Alienista, do autor realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a obra ou assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo de duração: 44’.


Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc


Nesta proposta de trabalho, você desenvolverá uma ENTREVISTA. Mãos à obra!



A ENTREVISTA é matéria jornalística apresentada sob a forma de perguntas e respostas. Logo nas primeiras linhas, o entrevistador apresenta o entrevistado e o assunto.



COMANDO: Imagine que você tenha sido destacado pela Folha de Itaguaí para entrevistar Dr. Simão Bacamarte, o médico alienista contra quem a população de Itaguaí se rebelou, no episódio que ficou conhecido como “Revolta dos Canjicas”.


Escreva a ENTREVISTA. Utilize de 25 a 30 linhas.


Explore/crie situações, levante hipóteses – suspeitas, denúncias, discussões a respeito da Revolta; questione o alienista acerca de sua vida pregressa – onde estudou, com quem se casou etc.; pergunte ao médico as impressões dele acerca dos rumos da saúde mental, dos serviços públicos de Saúde etc.


Não economize criatividade!


Lembre-se: a trama O Alienista aconteceu durante o período colonial do Brasil – atente, o quanto possível: à descrição e ação das personagens; à adequação do tempo, do ambiente e da situação; à coerência vocabular etc.

 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.