PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA
RESENHA CRÍTICA
ID: E48
Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com
um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução,
logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – O
ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a
produção literária, como também a utilitária, entre os quais: Crônica,
Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados,
Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.
COMANDO: Nesta proposta
de trabalho, em vez de recriar a história, você desenvolverá uma RESENHA
CRÍTICA, para nortear leitores que ainda estejam indecisos – eles precisam ser
convencidos de que vale a pena ler a obra “O Alienista”.
Para a realização dessa
proposta, é preciso que você, o resenhista, leia a obra O Alienista, do autor
realista brasileiro Machado de Assis, ou assista ao filme Caso Especial – O
Alienista – tempo de duração: 44’.
Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc
O que é RESENHA CRÍTICA?
Ao contrário do que muitos pensam, resenha
e resumo não são a mesma coisa. O Resumo é a breve recapitulação de um
episódio. A RESENHA é uma abordagem crítica acerca de um objeto cultural: um
livro, uma apresentação de balé, um exposição de arte, uma partida de futebol
etc.
Criticar é falar mal?
Abordar criticamente é opinar, é apresentar
problemas e qualidades que o resenhista julgar importante. Portanto, a resenha
não precisa, necessariamente, apenas apontar falhas, mas também tecer elogios,
pontos fortes da obra analisada. É muito comum jornais de grande circulação
veicularem lançamento de livros, e, para tanto, o trabalho do resenhista é
sempre oportuno.
Como fazer?
A boa resenha, além de fornecer uma
síntese do assunto, apresenta o maior número de informações sobre o trabalho –
fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de algumas relações
intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente –
esse é o objetivo da resenha: orientar o público consumidor daquele objeto
cultural.
Sugerimos que ela seja subdividida em
quatro partes. Imaginemos, por exemplo, a resenha de um livro:
1) breve apresentação da obra e do autor;
2) considerações acerca do enredo e da estrutura da
obra - é preciso cuidado: o resenhista não pode ser um spoiler, quer dizer, não
pode tirar do leitor a surpresa, principalmente, com o desfecho do enredo; as
resenhas não são resumos de obra;
3) avaliação crítica da obra – a contextualização, a
originalidade do trabalho, a aproximação do estilo do autor com o estilo de
autores consagrados, outras impressões do resenhista;
4) aconselhamento (ou
não) do resenhista acerca daquela leitura – a que tipo de público-leitor é
recomendada a leitura? Por quê?
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