PROJETO RELEITURA “PINÓQUIO E O GRILO FALANTE”
CARTA ARGUMENTATIVA EM FAVOR DA AMAZÔNIA
ID: E3R
Releitura é a apropriação de uma referência
artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a
fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar:
o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental alguns gêneros textuais que pertencem não só à produção literária, como também à utilitária.
Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso de formatura, diário, manual de etiquetas, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, narrativa, reportagem e notícia.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme, uma produção da Disney Filmes - acessível em:
Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma CARTA ARGUMENTATIVA.
Pombo correio/ Voa depressa/ E esta carta leva/ Para o meu amor/Leva no
bico/ Que eu aqui/ Fico esperando/ Pela resposta/ Que é pra saber/ Se ela
ainda/ Gosta de mim (Moraes Moreira)
CARTA: Os pombos
costumam retornar ao lugar onde nascem. Daí a popularidade dos
“pombos-correios” que foram, durante muito tempo, usados para levar mensagens
escritas, atadas numa das perninhas.
Mais tarde, os pombos-correios foram substituídos pelos carteiros. Mas,
convenhamos!, a internet mudou a forma de comunicação entre as pessoas.
Entretanto, as cartas são produzidas, ainda que por vezes digitadas e enviadas
eletronicamente.
Atenção à estrutura-padrão da carta: data, vocativo, apresentação do remetente,
apresentação do assunto, discussão, pedido, saudação e assinatura. Nas cartas
formais, principalmente as cartas destinadas a autoridades, é preciso também
utilizar os pronomes de tratamento respeitosos.
LEITURA:
Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/24/amazonas-fecha-2023-com-quase-20-mil-queimadas-o-segundo-pior-ano-desde-1998.ghtml.
Acesso em 15.jan.2023.
CO
COMANDO: Imagine que você seja Pinóquio. Imagine ainda que, depois de ler
a matéria acima, você decida escrever uma CARTA ARGUMENTATIVA ao Ministro do
Meio Ambiente, a fim de expor, discutir, sugerir alternativas e exigir soluções
para o problema das queimadas na Amazônia. Em algum instante da carta, mencione o motivo de você, Pinóquio,
considerar importante a preservação da Amazônia. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.