VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO PINÓQUIO - NARRATIVA - GEPETO PERDEU OS ÓCULOS

NARRATIVA - EF ANOS FINAIS

PROJETO RELEITURA – ID: E3F

PINÓQUIO E O GRILO FALANTE

NARRATIVA – GEPETO PERDEU OS ÓCULOS



RELEITURA é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução dialogue, de algum modo, com a peça-referência.

A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!

O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental alguns gêneros textuais que pertencem não só à produção literária, como também à utilitária.

Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso de formatura, diário, manual de etiquetas, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, narrativa, reportagem e notícia.

IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme, uma produção da Disney Filmes – acessível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=xp0P_XHSbjg&t=1372s


Abaixo, sua proposta de redação: uma NARRATIVA.







CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que Gepeto tenha perdido os óculos, sem os quais ele não pode trabalhar na marcenaria - aliás, há encomendas atrasadas! "Pinóquio! Você viu os meus óculos?" Pinóquio diz a Gepeto que não sabe onde estão os óculos, mas... será que Pinóquio está falando a verdade?


COMANDO: Explore o contexto acima para desenvolver uma NARRATIVA. Não economize criatividade para escrever o episódio mais interessante de todos os tempos! Escreva de 25 a 30 linhas.


Só para lembrar...

Narrar é contar uma história, que pode ser real ou imaginária; verossimilhante ou fantástica, cujas ações podem se desenvolver no presente, no passado ou no futuro.

A trama (ou a história, o enredo) deve envolver personagens, os quais interagem entre si, provocando cenas, em determinado lugar (pátio do colégio; Buenos Aires) e em determinada época (Natal; maio do ano passado etc.).

É muito comum haver fragmentos descritivos ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor aspectos das personagens (alto; tristonho etc.) e dos ambientes (casa destelhada; jardins floridos etc.).

A estrutura do texto narrativo, ainda que maleável, procura seguir: apresentação das personagens, com a inserção delas no espaço e no tempo; conflito (situações em que as personagens começam a interagir, a partir de um acontecimento), clímax (instante de maior tensão dentro da trama) e desfecho (final da trama).

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.