Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental alguns gêneros textuais que pertencem não só à produção literária, como também à utilitária.
Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso de formatura, diário, manual de etiquetas, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, narrativa, reportagem e notícia.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme, uma produção da Disney Filmes - acessível em:
Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma página de DIÁRIO.
Diário: Então escrevo para mim mesmo? Sim. Então nada de protocolos, certo? Certo. O diário é um gênero textual de caráter pessoal que, geralmente, tem por leitor o próprio escritor. O diário, como o próprio nome diz, é o registro dos fatos mais importantes do dia, é a história daquele dia.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você, Pinóquio, tenha um diário, e, por vezes, registra ali comentários sobre a família, a vila onde mora, o sorveteiro da esquina, o colégio, os amigos. As páginas de seu diário também contêm confissões, broncas...
Redija uma página desse diário. Escreva, aproximadamente, 30 linhas. Não economize criatividade!
Seu texto será conduzido na 1.ª pessoa do singular, e os verbos,
predominantemente, no pretérito perfeito do modo indicativo. Por exemplo: “Pela
manhã, fui surpreendido com...”; “Assim que voltei do colégio...” etc.