EFAF - COMBO PINÓQUIO - NOTÍCIA - NO FINAL DO ESPETÁCULO...
NOTÍCIA - EF ANOS FINAIS
PROJETO RELEITURA
PINÓQUIO E O GRILO FALANTE
NOTÍCIA – ID: E3S
Releitura é a apropriação de uma referência
artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a
fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se
pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental alguns gêneros textuais que pertencem não só à produção literária, como também à utilitária.
Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso de formatura, diário, manual de etiquetas, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, narrativa, reportagem e notícia.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme, uma produção da Disney Filmes - acessível em:
Abaixo, sua proposta de
trabalho, qual seja a redação de uma NOTÍCIA.
Notícia é o registro de informações recentes – um acidente, um assalto,
uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da
gasolina, o lançamento de um foguete etc.
Para compor o primeiro parágrafo da notícia, é preciso seguir um lide jornalístico,
e encontrar respostas para: O QUÊ?; QUEM?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; QUANDO?
e ONDE? Depois do primeiro parágrafo, o jornalista escreve os pormenores, os
desdobramentos dos fatos. O título da notícia é a “manchete” que prenuncia o
assunto. Quanto mais “enxuta” a manchete, melhor.
Notícias e reportagens são conduzidas na 3.ª pessoa do singular. Os textos
jornalísticos devem ser impessoais, ou seja, os fatos são apenas relatados, sem
a intromissão/crítica/opinião do jornalista.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que, findo o espetáculo de estreia de
Pinóquio no Circo de Marionetes, o circo do maldoso Stromboli, a casa ainda
está cheia, os corredores congestionados, o público despede-se. E então... os gritinhos desesperados de Madame... (dê um nome a ela). O
que houve? Um furto! Furtaram minha bolsa! Socorro! Meu dinheiro! O alarme foi dado! O que fazer? Quem teria
cometido o furto?!
Em instantes, você, que é jornalista, é destacado para fazer a cobertura
e redigir a notícia do furto. Para compor a notícia, não se esqueça dos itens
do lide jornalístico. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.