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MODELO ENEM - CONSUMO CONSCIENTE

ENEM

CONSUMO CONSCIENTE

MODELO ENEM

ID: EVK


Texto I

O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

Mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores. O termo “sociedade de consumo” foi cunhado para denominar a sociedade global baseada no valor do “ter”. No entanto, o que observamos agora são os valores de sustentabilidade e justiça social fazendo parte da consciência coletiva, no mundo e também no Brasil. Este novo olhar sobre o que deve ser buscado individualmente promove a mudança de comportamento, o abandono de práticas nocivas de alto consumo e desperdício e a adoção de práticas conscientes de consumo.

Consumo consciente, consumo verde, consumo responsável são nuances do Consumo Sustentável, cada um focando uma dimensão do consumo. O consumo consciente é um conceito amplo e simples de aplicar no dia a dia: basta estar atento à forma como consumimos – diminuindo o desperdício de água e energia – e às nossas escolhas de compra – privilegiando produtos e empresas responsáveis.

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel.html



Texto II

O principal processo produtivo para a fabricação dos componentes do smartphone é a mineração, uma das atividades potencialmente poluidoras, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Outra questão importante refere-se às condições nas quais os trabalhadores estão submetidos para fabricar componentes que darão origem aos equipamentos que compramos. Apesar da legislação relativa a segurança dos trabalhadores ter se desenvolvido muito, a realidade é que ainda há muitas pessoas expostas a componentes químicos tóxicos, afetando a saúde e a qualidade de vida. A situação é ainda mais dramática quando consideramos que trabalhar nestas condições é a única forma de prover uma vida digna para a família. Infelizmente quando compramos um produto, compramos também degradação ambiental, contaminação de trabalhadores, diminuição da qualidade de vida. Pensar na questão ambiental envolve esses e muitos outros aspectos, que estão ocultos quando apenas compramos bens e serviços sem pensar no que está envolvido. Neste contexto está o nosso poder transformador, ou seja, a partir da busca por informações sobre os produtos e os serviços, cobrar das empresas quais ações elas desenvolvem para minimizar os impactos que causam. É preciso entender que os recursos naturais também são nossos e somente quando assumirmos as nossas responsabilidades como os donos, grande parte dos danos ambientais da atualidade serão minimizados.

 

SILVEIRA, Augusto Lima e BERTÉ, Rodrigo Berté. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2019/08/13/sobre-o-poder-de-barrar-os-crimes-ambientais-a-partir-das-nossas-escolhas-de-consumo-por-augusto-lima-da-silveira-e-rodrigo-berte/, adaptado. Acesso em 11.abr.2022.



Texto III


https://www.pinterest.at/pin/494903446540630418/



Texto IV


http://3.bp.blogspot.com/-13DYLkMau5s/T7rxpg11PuI/AAAAAAAABB0/YjJ2LhUapWw/s1600/Consumo+e+qualidade.jpg



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Consumo consciente e escolhas pessoais: caminhos para a transformação socioambiental”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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