O Consumo Sustentável envolve a
escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que
garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente
reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente
necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível.
Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são
conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências
ambientais e sociais – positivas ou negativas.
Mudança de comportamento é algo que
leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a
sociedade adota novos valores. O termo “sociedade de consumo” foi cunhado para
denominar a sociedade global baseada no valor do “ter”. No entanto, o que
observamos agora são os valores de sustentabilidade e justiça social fazendo
parte da consciência coletiva, no mundo e também no Brasil. Este novo olhar
sobre o que deve ser buscado por cada um promove a mudança de comportamento, o
abandono de práticas nocivas de alto consumo e desperdício e adoção de práticas
conscientes de consumo.
Consumo consciente, consumo verde,
consumo responsável são nuances do Consumo Sustentável, cada um focando uma
dimensão do consumo. O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar
no dia a dia: basta estar atento à forma como consumimos – diminuindo o
desperdício de água e energia, por exemplo – e às nossas escolhas de compra –
privilegiando produtos e empresas responsáveis.
Dia desses, numa reunião em casa de amigos, a
conversa girou sobre o conforto “da atualidade” e suas garras malévolas sobre
os humanos. Alguém lembrou que o homem já foi criatura de sair à caça, de comer
com as mãos, de arrancar coisas com dentes, e hoje se entrega fácil, fácil, a
embalagens bonitas no supermercado que trazem frutas e legumes lavados e
cortadinhos. A pouca disposição em andar, claro, também entrou no bate-papo,
tendo como defensores aqueles que lembravam a dificuldade de se locomover em
cidades que não oferecem segurança ou ruas confortáveis. Em pouco tempo
estávamos questionando o sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a
aquisição de coisas para facilitar a vida de todos, sem ter em conta que não
temos espaço para acumular tanto, tampouco para o descarte. Um assunto puxa
outro... e acabamos no consumismo de hoje em dia, mesmo em tempos de
crise.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Estratégias socioeducativas para o consumo sustentável no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.