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AS GÊMEAS NA PRAÇA DA MATRIZ
CONTO DE AMOR
ID: EBV
Observe
o texto não verbal e o fragmento literário abaixo:
Óleo sobre tela de Alberto Guignard
Disponível
em: https://www.researchgate.net/publication/281675075/figure/fig1/AS:670721651003397@1536923911228/Figura-1-As-Gemeas-Alberto-Guignard-oleo-sobre-tela-111-x-130-1940-ACERVO.png
À tarde, quando minha irmã e eu saíamos para
passear na praça da matriz, o banco de ferro, o pipoqueiro e as pombinhas nos
esperavam. Mas, naquela tarde, mais alguém nos esperava. Um rapaz alto, todo
elegante, aproximou-se de nós, tirou do bolso do paletó um pacotinho azul, e
disse:
— Para você!
(Gislaine Buosi)
Sem dúvida, você está diante de uma interessante
situação comunicativa! A quem o rapaz ofereceu o presente: a Rute ou a Raquel?
O que havia dentro do pacotinho? Qual das moças aceitou/pegou primeiro o
presente? Qual foi a reação da outra moça: chorou?, saiu correndo?, tomou o
pacotinho da mão da irmã?, destruiu o pacotinho?, repreendeu o rapaz?
Para “puxar ideias”, levante outras hipóteses! Não
economize criatividade!
PROPOSTA DE REDAÇÃO DE CONTO DE AMOR: Imagine-se
no lugar de uma das irmãs (Rute ou Raquel). Você deverá dar sequência ao texto, explorando a cena
sugerida por Gislaine Buosi.
Observe que:
1. O narrador (participante) e o tempo verbal (passado) já foram escolhidos pela
autora.
2. Há três personagens que não podem
ser esquecidas: Rute, Raquel e o rapaz - caso seja necessário, crie outras personagens.
3. Há
um cenário construído (praça).
4. A autora imprime
um tom leve, por meio de um vocabulário acessível, sem, contudo, utilizar-se de
gírias ou coloquialismos – continue assim.
***
Você já sabe, mas não custa lembrar que...
Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem,
aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: personagens, tempo, espaço
e ação.
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação de
personagens, tempo e espaço; complicadores; clímax e desfecho.
O
que distingue um conto de amor dos outros contos é, exatamente, a presença de
um envolvimento afetivo entre as personagens. Entretanto, é preciso tomar cuidado para
que o enredo e, principalmente, o desfecho não sejam previsíveis demais.
Escrever que “durante uma festa, duas pessoas apaixonaram-se, tempos depois casaram-se
e viveram felizes para sempre” é lugar comum - evite! É preciso criar cenas surpreendentes,
as quais ganharão a simpatia e a atenção do leitor. Esteja certo de que ninguém
pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
Até
o final do conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?,
como?, quando?, onde?, por quê?, e então...
SUPER DICA: Antes de
entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser
entendido, se as frases e os parágrafos fluem, estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.