"(...) Ontem, Raul, Débora e a pequena Alice, enfim, chegaram de viagem. Deixaram para trás as paisagens bonitas, a chuva e as turbinas do avião. Era preciso abrir as janelas da casa. Débora trouxe na bagagem uma importante lição: Quem ama, reparte guarda-chuva."
Sem dúvida, você está diante de uma interessante situação comunicativa! Como foi o passeio de Raul, Débora e Alice? O que houve, para que Débora chegasse à conclusão de que “quem ama, reparte guarda-chuva”?
PROPOSTA DE REDAÇÃO: O fragmento literário acima será o último parágrafo doCONTO DE AMORque você produzirá em, aproximadamente, 30 linhas.
Não economize criatividade!
Você já sabe, mas não custa lembrar que...
Contossão narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: personagens, tempo, espaço e ação.
Atenção àestrutura tradicionaldo conto: apresentação de personagens, tempo e espaço; complicadores; clímax e desfecho.
O que distingue um conto de amor dos outros contos é, exatamente, a presença de um envolvimento afetivo entre as personagens. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o enredo e, principalmente, o desfecho não sejam previsíveis demais. Escrever que, “durante uma festa, duas pessoas apaixonaram-se, tempos depois se casaram e viveram felizes para sempre”, é muito comum, previsível.
É preciso criar cenas surpreendentes, as quais ganharão a simpatia e a atenção do leitor. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
Até o final do conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
SUPER DICA:Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, os plurais, as regras de acentuação gráfica e de pontuação estão corretos.