Contos são narrativas curtas - o conto escolar tem,
aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens,
narrador, tempo e espaço.
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação
das personagens, com a inserção delas no tempo e no espaço; complicação
(envolvimento das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho
(final da história).
No gênero “conto”, embora seja predominantemente narrativo, há aspectos descritivos, para que, em especial, as personagens e o espaço/ambiente sejam bem apresentados ao leitor, que os “enxergará” da maneira como o escritor os “desenhou” – descrever é desenhar com palavras!
Por ser um texto relativamente breve, o conto trabalha com um número limitado de personagens.
Ao final, espera-se que o texto contenha respostas para as seguintes perguntas:
. O
quê? – fatos que compõem a história/trama;
. Quem?
– personagens que vivem a trama;
. Onde?
– lugar onde ocorrem os fatos;
. Como?
– a maneira pela qual se desenvolvem os fatos;
. Por
quê? – a causa dos fatos/acontecimentos;
. Quando?
– o momento/época em que ocorrem os fatos;
. E
então... – final da trama.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que alguém leve consigo um
“segredo”, dentro da mochila. Imagine, ainda, que, de repente, a mochila
desapareça.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Explore a situação sugerida, e
escreva um conto de, aproximadamente, trinta linhas.
OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”: Antes de começar a
escrever, pense, levante hipóteses: segredo grande ou pequeno? Como guardar um
segredo na mochila? Por quê? Onde foi parar a mochila? Quem a encontrou? O segredo
foi descoberto? Etc., etc., etc.
Não economize criatividade!
. Esteja certo de que ninguém pensaria
naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de reescrever
o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito
melhor do que o segundo...
. Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os
parágrafos estão bem ligados, se os fatos obedecem a uma sequência cronológica
e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a
ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.