EFAF - CRÔNICA - O MENINO QUE GANHOU UMA ESTRADA DE FERRO
CRÔNICA - EF ANOS FINAIS
CRÔNICA
O MENINO QUE GANHOU UMA ESTRADA
Minha mãe me deu um rio.
Era dia do meu aniversário e ela não sabia com o que me presentear, e então me
deu o rio que passava atrás de nossa casa.
(Manoel de barros, O menino que ganhou um rio, com adaptações.)
Hei!
Você Já ganhou uma bike? Um smartphone? Uns tênis? Sim, claro! E você já pensou
em ganhar um rio? No texto acima, Manoel de Barros, poeta mato-grossense,
conta-nos que a mãe deu a ele o riozinho que passava atrás da casa.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Agora
é sua vez! Imagine que, nos fundos de sua casa, tenha uma estrada de ferro
desativada. Imagine, ainda, que sua mãe tenha lhe dado essa estrada de ferro. Por
quê? Que desafio!
Registre como tudo aconteceu e, principalmente,
o que você fez com o presente, numa crônica descritivo-narrativa.Levante outras hipóteses! Não economize criatividade!
Empregue
os verbos no passado. Conduza a narrativa em 1.ª pessoa – narrador-participante.
Escreva, aproximadamente, 30 linhas. Atribua um título ao texto.
Mas o que é crônica
descritivo-narrativa, mesmo?
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a
um flash do dia. Sendo breve, e o número de personagens é reduzido. Na crônica
descritivo-narrativa, o escritor apresenta (descreve) as personagens, o espaço
e o tempo e, em seguida, relata (narra) os acontecimentos.
Ao
final, o texto deve ter respostas para:
O quê? – fatos que compõem a história
Quem?
– personagens que vivem a trama
Onde?
– lugar onde ocorrem os fatos
Como?
– a maneira pela qual se desenvolvem os fatos
Por
quê? – a causa dos fatos/acontecimentos
Quando?
– o momento/época em que ocorrem os fatos
E
então... – final da trama
IMPORTANTE:
Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais
e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos inusitados. Quase
sempre é preciso descartar os primeiros impulsos, as primeiras ideias – são
comuns! Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é
ser original.
SUPER DICA:
Antes de entregar sua crônica ao corretor, revise-a. Releia
o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está
fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados
entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não
há repetições) e se a ortografia, os plurais, as regras de pontuação e
acentuação gráfica estão corretos. Tá legal?