VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA METALINGUÍSTICA

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

Powered by RedCircle

“O escritor é um homem que, mais do que qualquer outro,

tem dificuldade para escrever.”

(Thomas Mann, romancista alemão, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1929.)





https://antoniozai.files.wordpress.com/2012/12/1171.jpg


Você concorda com Thomas Mann?
Será, mesmo, que escritores têm dificuldade para escrever? 


AÇÃO


PROPOSTA DE REDAÇÃO

CRÔNICA METALINGUÍSTICA

ID: EDY


Imagine que você seja o cronista de um jornal diário. Sua obrigação é, obviamente, escrever uma crônica por dia. Porém, hoje, “deu um branco”!


E agora?


Você deverá escrever uma crônica em que você exponha, exatamente, sua dificuldade em escrever.


Ops! A metalinguagem consiste num tipo de linguagem que se refere à própria linguagem usada na comunicação. Por exemplo: tirar uma foto de uma foto; fazer poesia sobre poesia; escrever sobre escrever... Então é isso! Você vai ESCREVER sobre sua dificuldade em ESCREVER. Ok?


Não economize criatividade!


Outras orientações: 1) conduza a narrativa em 1.ª pessoa; 2) empregue os verbos no presente; 3) escreva, aproximadamente, 30 linhas; 4) atribua um título ao texto.


Resultado de imagem para super fica a dica


Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos inusitados. Quase sempre é preciso descartar os primeiros impulsos, as primeiras ideias – são comuns! Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.


Antes de entregar sua crônica ao corretor, revise-a. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições e se a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.


Tá legal?

Boas atividades!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.