Powered by RedCircle
UM EPISÓDIO MUITO ENGRAÇADO
DIÁRIO
ID: ECG
Você já sabe, mas não custa lembrar...
DIÁRIO é escrita pessoal, sem formalidades, sem protocolos estruturais. É um gênero textual que se utiliza de episódios descritivos (para individualizar cenas, pessoas, coisas) e narrativos (para relatar a trajetória de um dia – daí, então, “diário”). O texto é conduzido na 1.ª pessoa do singular e os verbos são empregados, geralmente, no passado.
Certos escritores personificam o diário, quer dizer, atribuem a ele um nome, dialogam o tempo todo com ele, tornando-o uma espécie de amigo ou confidente. É comum, também, a cada página escrita, cumprimentarem e despedirem-se do “amigo”.
Há também o DIÁRIO DE VIAGEM, que, diferentemente do que possa parecer, não começa quando o viajante chega ao seu destino, e sim enquanto a viagem é organizada. Pequenas anotações, como a escolha do destino, da companhia aérea, o preço das passagens, a compra das malas etc., podem fazer parte do Diário de Viagem.
Além do texto escrito, há quem anexe papéis ao Diário de Viagem, como bilhetes de passagem, fotos, guardanapos. Iniciada a viagem, datas e lugares são registrados, em ordem cronológica, além das mais diversas situações: encontros, desencontros, visitas, impressões, discussões, imprevistos, enfim, tudo aquilo que se viveu/experimentou é alvo do Diário de Viagem.
O
fragmento abaixo é o primeiro parágrafo de uma página de seu DIÁRIO:
Olá,
amigão!
Hoje
quase me desmanchei de tanto rir! Ri até matar a saudade de rir! Lembra que há
tempos tenho ouvido uns cochichos?...
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Explore
a situação acima – registre numa página de seu diário o motivo de tanta risada! Não se esqueça de inserir, em meio à cena que
você vai narrar, passagens descritivas – elas são essenciais para “colorir” o
episódio.
Escreva, aproximadamente, 25 linhas.
Não economize criatividade! Dentro do seu dia... cabe um universo!
Antes de entregar seu texto ao corretor, revise-o: verifique a ortografia, a pontuação, a estrutura textual (começo, meio e fim – atenção à cronologia) e outros aspectos importantes para a boa produção textual.
Boas atividades!