EFAF - E-MAIL - DIRETOR AVISA A COMUNIDADE ESCOLAR QUE VAI FALTAR ENERGIA
E-MAIL - EF ANOS FINAIS
TEXTO PARA E-MAIL
DIRETOR AVISA QUE VAI FALTAR ENERGIA ELÉTRICA NO DIA DA FORMATURA
ID: EMT
O QUE É UM E-MAIL?
Embora você já saiba, não custa lembrar que o correio eletrônico ou e-mail é um método que permite escrever, enviar e receber mensagens por meio da internet.
SIGA O PASSO A PASSO PARA ESCREVER UM E-MAIL:
Ainda
que a composição seja bastante maleável, convém adotar o seguinte passo a passo
para a escrita do e-mail:
Nome
do destinatário da mensagem e Assunto – espaços pré-formatados;
Saudação
e vocativo – Olá, Rodrigo! Tudo bem?
Apresentação
do assunto – pedidos, agendamento de compromissos, avisos, instruções etc.;
Não
use palavrões nem qualquer outra expressão grosseira ou discriminatória;
Desenvolva
um único assunto, ainda que contenha mais de um pedido – nesse caso, é possível usar marcadores: 1), 2), 3) etc.;
Não
prolongue o texto – atente-se à concisão;
Conduza o texto na 1ª pessoa do singular;
Organize
o raciocínio para que o texto tenha começo, meio e fim;
Revise
o texto antes de enviá-lo.
COMANDO:Imagine que você seja o diretor do Colégio Machado de Assis, e tenha
recebido a notícia de que, amanhã, não haverá energia elétrica no bairro em que
está localizado o colégio.
Ocorre
que a solenidade de formatura, que aconteceria nas dependências do colégio, está
prevista, exatamente, para amanhã. Você deverá escrever um e-mail a toda a
comunidade escolar não só para comunicar o imprevisto, mas também para pedir
ajuda.
Pense
em todas as dificuldades/providências que a situação exige (já foi escolhido um
novo local para a solenidade?; onde - endereço?; o horário da solenidade será o
mesmo?; peça ajuda para a remoção de mesas e cadeiras etc., etc., etc.), e
escreva o e-mail em, aproximadamente, 10 linhas, contadas desde a saudação até
o nome do emissor.
Não
se esqueça de acompanhar o passo a passo aqui mencionado.