Como lidar com o
plágio em sala de aula?(...) surgiu um fenômeno chamado Internet, e, com ela a
facilidade de se copiar material para a elaboração de trabalhos escolares – uma
prática condenável, mas, nem sempre, fácil de identificar. No entanto, é
necessário lembrar que desde que existem publicações - sejam livros, jornais,
revistas etc. - houve a possibilidade de cópia. A rede mundial de computadores
e a Informática ao alcance das pessoas apenas facilitou esse processo. (...)
"É preciso difundir uma cultura de que a cópia
não é permitida. O plágio existe, e isso é algo fraco não só culturalmente, mas
também juridicamente no Brasil", aponta o professor do departamento de
Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília) Carlos Pio, que há
quatro anos descobriu plágio com a ajuda da Internet em trabalhos de 11 alunos
da pós-graduação, e os reprovou. (...) O problema é que tal prática é errada e
ilegal, já que a propriedade intelectual é sempre protegida, tanto pela lei
quanto pelos princípios éticos e profissionais.
Mas como os professores devem trabalhar essa questão
em sala de aula? Como devem orientar seus alunos? "Uma das alternativas é
que o professor trabalhe com conceitos, como a ética e a moral, com seus
alunos", aconselha a professora do Departamento de Metodologia de Ensino
da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Regina Maria Simões Puccinelli
Tancrede.
O plágio, infelizmente, vem se popularizando, apesar de ser
conduta altamente reprovável e criminosa quanto à violação dos direitos
autorais. O Código Penal Brasileiro, em seu art. 184, prescreve:
Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena –
detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou
parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou
processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem
autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do
produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:
Pena – reclusão, de 2
(dois) a 4 (quatro) anos, e multa.).
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: A revista “Pitágoras – Educação e Ética”, na edição desse mês, trará uma
série de reportagens a respeito do plágio. Escreva o editorial da revista,
abordando o tema: “Plágio – um desafio a ser vencido em sala de aula”.
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SÓ PARA LEMBRAR...
O EDITORIAL é um texto de caráter expositivo-argumentativo, veiculado em jornais e revistas. O editorialista focaliza um tema atual e polêmico, de viés político, econômico, social, educacional etc., a partir do qual firma suas argumentações. O Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista, e explora, geralmente, a matéria da capa.
Como fazer um EDITORIAL?
. O texto é breve – aproximadamente, 25 linhas.
. A linguagem depende do público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o caráter da revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e, consequentemente, a faixa etária dos leitores.
. A estrutura segue a dos demais gêneros de caráter dissertativo: apresentação do tema, tese, discussão e conclusão.
. É escrito, preferencialmente, na 3.ª pessoa do singular.