COMANDO:
Depois de lido o texto de apoio, coloque-se no lugar de uma pessoa que tomou a
iniciativa de promover uma CAMPANHA em favor das famílias dos capoeiristas que estão passando por
dificuldades financeiras. Escreva o texto da Campanha, que será divulgado nas redes sociais.
Só para lembrar...
O que é Campanha?
Campanha são os esforços de uma coletividade em favor de um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final de uma campanha, há um pedido, um incentivo à coletividade para agir, doar, cooperar etc.
Como fazer?
Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação da campanha é maleável e, muitas vezes, utiliza-se também de textos não verbais; é conduzida na 3.ª pessoa do singular; usa vocabulário simples, uma vez que pretende alcançar todo o tipo de leitor; o título e o subtítulo devem antecipar (o quanto possível) o objetivo e o beneficiário da campanha. Assim:
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AO ASILO
Geralmente, a divulgação de campanhas é feita nas redes sociais e, por isso, é preciso privilegiar a concisão textual, ou seja, usar o mínimo de palavras para a elaboração da campanha. O redator deve também ter cautela e não prescrever ordens à coletividade – a adesão a campanhas é voluntária e não obrigatória, por isso precisa ser persuasiva e elegante.
Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir à campanha deve ter as seguintes informações, consideradas as peculiaridades de cada situação:
. Motivo – chuva provocou alagamento e há desabrigados; família carente foi despejada etc.;
. Quem são os beneficiários – asilo, orfanato, escola, igreja, Fulano de Tal etc.;
. Qual o objetivo – doação de alimentos (mencionar que tipo de alimento), materiais de higiene, agasalhos, dinheiro (mencionar Banco e c/c), material escolar, cadeira de rodas, prestação de serviços (local, data) etc.;
. Endereço para entrega da doação – nome de quem vai recebê-la, horário do recebimento;
. Período em que vai acontecer – por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro;
. Convite para que a comunidade participe da entrega da doação;
. Pedido para que seja divulgada a campanha nos contatos particulares etc.