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EFAF - CONTO DE ENIGMA - DE QUEM SÃO ESSES TÊNIS?

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO DE ENIGMA

DE QUEM SÃO ESSES TÊNIS?

ID: FIS


Você já sabe, mas não custa lembrar...

No CONTO DE ENIGMA, como o próprio nome diz, há sempre um enigma, um mistério a ser desvendado, em torno do qual a trama se desenvolve.

Desde o início da narrativa, o escritor propõe um “jogo” com o leitor, que, automaticamente, assume uma postura de investigador. Ainda que o enigma, quase sempre, recaia sobre um crime, há contos enigmáticos que envolvem situações inusitadas, intrigantes – e não, necessariamente, criminosas.

A fim de desvendar e enigma, o escritor, ao longo do texto, deixa ao leitor pistas verdadeiras e falsas, colocando sob suspeita todas (ou quase todas) as personagens do conto. Até o final da história, o leitor levanta muitas hipóteses a respeito dos fatos para, em seguida, o escritor surpreendê-lo com a revelação do enigma.

É comum adotar um detetive, personagem determinante, porque, em meio ao mistério, é o detetive quem vai passar por instantes de perigo. Procure se lembrar de cenas/episódios de mistério aos quais você, certamente, já assistiu.



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COMANDO: O conto de enigma que você escreverá deverá também contemplar:

1) um par de tênis velhos

2) uma bengala

3) um gato

Antes de começar a escrever, pense, levante hipóteses, crie o suspense.

Escreva, aproximadamente, 30 linhas.

Não economize criatividade nem... suspense! Deixe seu leitor intrigado, curioso para, ao final, surpreendê-lo.Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.


. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor pretenderá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e parágrafos estão bem ligados, se as ações seguem numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, as pontuações e os plurais estão corretos. 

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