COMANDO: O texto não verbal acima
é o ponto de partida para sua crônica descritivo-narrativa. Escreva,
aproximadamente, 30 linhas.
OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: além dos aspectos
descritivos (estrada de asfalto ou de terra?; tempo firme ou chuvoso?; carro
novo ou velho?), procure imaginar de onde partiu e para onde ia (ou vinha) o
carro; quem era o motorista; havia passageiros – parentes, amigos ou
caronistas?; o que aconteceu, para que o pneu furasse? etc., etc., etc.
Perceba que o texto não
verbal sugere uma situação cotidiana. É possível levantar mil situações, e
então você poderá escrever uma cena interessante – não se limite a ficar apenas com
as hipóteses aqui levantadas. Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do
senso comum!
Você já sabe, mas não custa lembrar que...
Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de uma única cena, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).
Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
SUPER DICAS:
1. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.
2. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
3. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, Muito melhor do que o segundo...
4. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.