CRÔNICA ARGUMENTATIVA
TÊNIS ADIDAS É CONSIDERADO “RACISTA”
(ID: EXI)
Não custa lembrar...
Na crônica argumentativa, o objetivo maior do cronista é apresentar e defender, de modo espontâneo e original, seu ponto de vista, acerca de fatos polêmicos e atuais. A linguagem é simples e objetiva. Pode haver instantes de ironia e bom humor.
A crônica leva título, e pode ser escrita na 1.ª ou na 3ª pessoa do discurso.
Planejamento:
. 1.º parágrafo: apresentação do tema (assunto) e da tese (opinião);
. Parágrafos intermediários: argumentação - causa e consequência, pontos favoráveis e contrários;
. Último parágrafo: conclusão - síntese da argumentação.
Leia o texto abaixo:
Anunciado no Facebook, tênis da Adidas é considerado “racista”
(...), a fabricante de materiais esportivos Adidas anunciou em sua página do Facebook o lançamento de uns tênis na linha outono-inverno 2012, segundo informou o jornal “Le Monde”. Desenhado pelo estilista Jeremy Scott Roundhouse, os tênis trazem pulseiras de borracha simulando correntes, o que muitos internautas viram como uma referência à escravidão.
Segundo a CNN, a empresa rapidamente removeu a postagem na página do Facebook, mas o assunto já havia rodado o globo gerando revolta entre internautas.“Aparentemente não havia pessoas de cor no departamento de marketing que o aprovou”, brinca Rodwell em comentário no site “Nice Kicks”, portal destinado aos lançamentos de tênis.
A empresa, inicialmente, defendeu o designer, descrevendo seu estilo como “original” e alegre, mas o fabricante alemão emitiu um comunicado em que pede desculpas aos ofendidos com o caso e afirma que o modelo não será comercializado.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma crônica argumentativa, utilizando-se da norma culta da língua portuguesa, sobre a matéria acima. Escreva, aproximadamente, 30 linhas. Dê um título criativo ao texto.
#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPERDICA#SUPER
Antes de entregar o texto definitivo ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica, a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se as ideias estão numa sequência lógica e não se contradizem, se a mensagem é passada sem repetição nem sobra de palavras, se o padrão culto do idioma foi observado, se a Gramática (ortografia, pontuação, acentuação gráfica, concordâncias, regências, conjugações verbais e colocações pronominais) está correta.
BOAS ATIVIDADES!