Em todas as culturas, as lendas surgem como narrativas que o homem encontrou para compreender e dar sentido aos fatos e eventos da vida e do mundo. Muitas lendas explicam a origem das coisas, como certos alimentos; práticas culturais, como a agricultura; e fenômenos naturais, como o trovão e os eclipses.
progdoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-culturaindigena>, com adaptações.
O grande narrador é considerado pelos povos indígenas uma pessoa mais sábia e mais completa. Ele conhece as histórias dos tempos antigos e da formação do mundo e, por isso, sabe pensar sobre os problemas dos tempos presentes. Muitos dos fenômenos da atualidade, como as doenças, a morte e a guerra, tiveram origem em algum acontecimento dos tempos primeiros. [...] As lendas são uma demonstração de que, por trás da aparência de simplicidade, os povos indígenas têm um universo de imaginação e de pensamento muito rico.
CESARINO, Pedro. Histórias indígenas dos tempos antigos. São Paulo: Claro Enigma, 2015, p. 11-12, com adaptações.
Com
o decurso do tempo, as lendas vão ganhando novas versões, por conta das
alterações/ajustes que sofrem ao serem recontadas – é possível, então, citarmos
um dito popular, segundo o qual “quem conta um conto aumenta um ponto.”
Gislaine Buosi
Estrutura e elementos
As lendas obedecem à estrutura tradicional das narrativas: apresentação de personagens, tempo e espaço, complicadores, clímax e desfecho. Entretanto, a lenda, por vezes, privilegia aspectos fantásticos e deixa indefinidos alguns elementos (nome da personagem, tempo, espaço etc.).
Por exemplo: Certa vez, num lugar muito distante daqui, um homem, de cujo nome não me lembro...
CONTEXTUALIZAÇÃO: Dizem que em Jundiaí/SP, há muitos e muitos anos, havia uma andarilha, a quem chamavam "Maria dos Pacotes". Dizem mais: que ela era de origem russa; que andava pelas ruas, resmungando em russo e em inglês, levando muitos pacotes; que causava medo
nas crianças; que o noivo a abandonara no altar...
COMANDO: Escreva um episódio em que você e seus amigos vivam uma aventura com a personagem lendária Maria dos Pacotes. Aproveite ao máximo as informações acima contextualizadas.
Escreva a lenda mais
intrigante de todos os tempos, em, aproximadamente, 25 linhas. Não economize
criatividade! Não se esqueça de explorar os recursos da descrição a fim de que
o enredo fique mais colorido.