COMANDO: Você é o jornalista! A partir do
poema A RUA DIFERENTE, de Carlos Drummond de Andrade, você deverá compor um
lide jornalístico e redigir uma NOTÍCIA. (Veja adiante o que é e como compor o
lide jornalístico.) Caso não haja no poema elementos para compor o lide, você
deverá criá-los.
Escreva de 15 a 20 linhas.
A RUA DIFERENTE
Na
rua estão cortando árvores
botando
trilhos
construindo
casas.
A
rua acordou mudada.
Os
vizinhos não se conformam.
Eles
não sabem que a vida
tem
dessas exigências brutas.
Só
uma criança gosta do espetáculo
e
se diverte com os andaimes,
a
luz da solda
e
o cimento escorrendo nas formas.
(Carlos Drummond
de Andrade, adaptado)
IMPORTANTE:
É possível entender que o poema A RUA DIFERENTE relata a chegada da urbanização
numa cidade (ou num bairro) que, até então, era arborizada.
Para
que esse poema possa se tornar uma notícia, além de aproveitar os fatos ali
expostos, você deverá explorar/ler as entrelinhas do poema, levantar hipóteses.
Por
exemplo:
Que fatos há por detrás dos
versos: “Os vizinhos não se conformam./ Eles não sabem que a vida/ tem dessas exigências brutas"? O que se pode entender dos versos: “a luz da solda/ e o cimento escorrendo nas
formas.”?
O
poema, textualmente, não fornece respostas a essas perguntas – isso cabe a você
deduzir para juntar os elementos e, só assim, compor a NOTÍCIA.
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Notícia é um gênero textual do discurso jornalístico. Consiste no registro de informações recentes – um acidente, um assalto, uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da gasolina, uma enchente, a inauguração de um hospital, a descoberta de uma vacina etc. A notícia é veiculada em jornais impressos ou virtuais.
Título e subtítulo da notícia são chamados, respectivamente, MANCHETE e LINHA FINA. A manchete é curta e fácil de entender. É preciso usar palavras-chave da notícia para compor a manchete, que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais. Os verbos de ação devem ser empregados no Presente do Modo Indicativo, que sugerem o “agora há pouco” da informação.
A manchete deve atrair a atenção do leitor para que ele, de fato, leia a notícia. A linha fina é mais explicativa - é, quase sempre, um fragmento recolhido (e, por vezes, adaptado) do texto.
Lide jornalístico: O primeiro parágrafo de um texto do campo jornalístico informativo, como Notícia e Reportagem, por exemplo, deve conter o lide (ou cabeça da notícia). A expressão inglesa "lead" significa "primeiro" ou "guia", e é essa a finalidade do parágrafo inicial de um texto informativo - levar ao conhecimento do leitor, de maneira sintética/enxuta, os principais pontos da matéria. Desse modo, o lide assemelha-se a um miniconto, uma vez que, para construir o lide, o jornalista deverá encontrar respostas curtas para os elementos: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; COMO? O corpo da notícia (parágrafos seguintes) contém os pormenores da matéria.
A notícia é escrita na 3.ª pessoa do discurso – em tese, os fatos são relatados sem intromissão/crítica/opinião do jornalista.
Exemplo:
Morte no asfalto
Acidente na BR 459, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel, deixa dois mortos e um ferido
Uma equipe do Samu foi acionada, ontem (26), por volta das 6h, para socorrer vítimas de acidente de trânsito, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel. Na colisão, Emiliana Pimentel, 36, pilotava uma moto, que colidiu com um Fiat-Pálio, conduzido por Ari Gouvea, 39. Segundo informações prestadas pela polícia, ambos os condutores teriam participado de uma festa, e estavam embriagados.