Post, como o próprio nome adianta, são textos produzidos para publicações/postagens nas mídias digitais – blog, twitter, facebook etc. O post trata de um assunto do dia – imaginemos que o autor do post esteja navegando pelos portais de notícias e, de repente, um assunto lhe chama a atenção; daí surge a ideia, a inspiração, o pretexto para escrever um texto para ser “postado” em seu espaço digital.
Uma característica a ser observada nos posts é o fato de cada blogueiro (ou twitteiro ou facebookeiro etc.) postar assunto referentes a sua esfera de atuação. Por exemplo: no blog do médico Drauzio Varella, médico oncologista, há posts sobre Medicina e Saúde; no blog de Leonardo Sakamoto, jornalista e cientista político, há posts de caráter sócio-econômico-político. Seja qual for o assunto de um post, o autor procura misturar informação e criticidade.
COMO ESCREVER UM POST?
A extensão do post varia de acordo com o assunto e o estilo/perfil do autor, que deve adotar vocabulário compatível com o entendimento de seu público leitor. Os palavrões e outras situações (desenhos, GIF etc.) chulas não são bem-vindos. O post é conduzido, preferencialmente, na 1.ª pessoa do singular.
PASSO A PASSO
Ainda que a composição seja bastante maleável, por vezes com a inserção de textos não verbais (charges, fotografias, memes etc.) convém adotar o seguinte passo a passo para a escrita do post.
. Título e subtítulo (geralmente usados em textos para blogs);
. Vocativo/chamamento ao leitor web (opcional);
. Apresentação do assunto;
. Desenvolvimento do assunto (com opinião, discussão, protesto – se for o caso);
. Desfecho, com os principais itens desenvolvidos ao longo do texto, “amarrando-o” com um comentário de impacto;
. Despedida, por vezes, um convite para acompanhar os próximos posts e assinatura/nome do autor (geralmente usados em textos para blogs).
Texto base para seu Post:
A moda sustentável é uma forma de ajudar o meio ambiente. Além de ser
fashion e estar na tendência, você ajuda a preservar os recursos naturais, a
fauna e a flora. (...) Segundo a estilista e professora de tecnologia do
vestuário Luane Sales, como os consumidores estão adquirindo cada vez mais
consciência ecológica no vestir, as marcas que fabricam peças de forma
sustentável acabam divulgando tais informações. A moda sustentável é uma das
formas de ajudar o meio ambiente. Além de ser fashion e estar na tendência,
você ajuda a preservar os recursos naturais, a fauna e a flora.
Segundo
a estilista e professora de tecnologia do vestuário Luane Sales, como os
consumidores estão adquirindo cada vez mais consciência ecológica no vestir, as
marcas que fabricam peças de forma sustentável acabam divulgando tais informações.
Segundo a estilista, existem várias marcas ecologicamente corretas, que
produzem, por exemplo, calçados a partir de roupas que já foram utilizadas;
outras, fabricam bolsas, mochilas e necessaires, utilizando câmeras de pneus – os
forros são feitos com o tecido de guarda-chuvas e sombrinhas. (...) Moda
sustentável se faz também quando se as compras são conscientes. (...) É preciso
comprar só o necessário e reutilizar sempre as peças.
COMANDO:
Imagine que você, aluno do Ensino Fundamental do Colégio Machado de Assis, seja
um blogueiro, e decida fazer um POST, que será lido – e curtido! –
principalmente, pela comunidade escolar. Em seu post, você deverá abordar o
tema MODA FASHION E CONSUMO CONSCIENTE. Seu post
deverá ter, aproximadamente, 20 linhas. Não se esqueça de seguir o passo a
passo mencionado anteriormente.