CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você depare com a situação
acima sugerida: uma fila interminável de pessoas que buscam uma vaga de
emprego. Imagine ainda que você fique por ali, observando atentamente as
pessoas.
COMANDO: Você deverá registrar, num RELATO DE CAMPO, suas percepções
acerca da situação que vivenciou.
OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: mergulhe na cena - o que as pessoas dizem?; quais as expectativas?; as frustrações?; sentem cansaço?; calor?; fome?; interagem? etc., etc.
IMPORTANTE: Você
escreverá um relato literário – preocupe-se não apenas com a experiência a ser
relatada, mas também com a forma de escrever. O fato /a cena a ser relatada pode
ser bastante simples, mas seu texto vai ser enriquecido com a correção, a
escolha vocabular, as figuras de linguagem que você já aprendeu.
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O que é e como fazer um RELATO DE CAMPO?
O RELATO é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das
pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no
colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios.
No RELATO DE CAMPO, como o próprio nome adianta, consta o registro de percepções
acerca de situações vividas/testemunhadas pelo relator, durante determinada
atividade, das quais se absorvem experiências, dificuldades, constatações e
outros aspectos particulares dos diversos fatos dos quais participa o relator/autor.
O Relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
O Relato pode ser conduzido na 1.ª pessoal do singular, quando a voz
presente no texto é a do próprio relator/autor; pode também ser conduzido na
1.ª pessoa do plural, quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relatado.
É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do
bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.
Para a produção de um Relato de Campo, o quanto possível, até o final do texto,
o leitor deverá encontrar respostas para:
. quem?: apresentação do relator e das personagens (se forem determinantes ao Relato); referência a algo/alguém que não se pode determinar ou a uma
coletividade de pessoas;
. o quê?: fato a ser relatado;
. quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;
. onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;
. como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;
. por quê?: fato causador;
. e então: impressões; saldo positivo ou negativo da experiência relatada.