VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - RESENHA CRÍTICA - "O BICHO" - MANUEL BANDEIRA

RESENHA - EM

RESENHA CRÍTICA

“O BICHO” – MANUEL BANDEIRA

ID: EUV



COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para resenhar o poema “O bicho”, de Manuel Bandeira, publicado em 1947. Além de apresentar e criticar a obra, procure escrever sobre a atualidade/a proximidade do poema ao contexto social atual, a partir das informações constantes do recorte jornalístico abaixo, de abr/2019.


O bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.


https://4.bp.blogspot.com/-PPd-Tq9hQXM/WLvyH9_1-DI/AAAAAAAAU0M/KdxUX4wrvw0ExRl8l6Bc0gUFRpphYTkzgCLcB/s1600/Homem.jpg


Lixão a céu aberto próximo de cidade preocupa moradores por risco de contaminação e doenças

Resíduos estão se acumulando próximo da cidade de Goianorte, oeste do Tocantins. Prefeitura afirmou que está adotando medidas a médio e longo prazo para solucionar o problema.

Por TV Anhanguera
25/04/2019


Uma moradora de Goianorte, na região Oeste do estado, enviou fotos denunciando o descarte irregular de lixo na cidade. As imagens mostram que um verdadeiro lixão a céu aberto se formou nos arredores da cidade. A moradora afirma que o lixo tem contaminado o solo e até um riacho que passa próximo do local. Além de causar mau cheiro e atrair animais peçonhentos. A prefeitura fica informou que o local fica a cerca de 3 quilômetros da cidade em uma área que não existe casas próximas. Informou que o lançamento dos resíduos não ocorre ao ponto de poluir a água porque são erguidas barreiras de contenção que evitam a contaminação. O município afirma ainda que está adotando medidas a médio e longo prazo para solucionar o problema.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/04/25/lixao-a-ceu-aberto-proximo-de-cidade-preocupa-moradores-por-risco-de-contaminacao-e-doencas.ghtml


***


Você já sabe, mas não custa lembrar...

RESENHA CRÍTICA é uma abordagem analítica acerca de um objeto cultural: um poema, um livro, uma apresentação de balé, uma exposição de arte, uma partida de futebol etc.


Criticar é "falar mal"?
Abordar criticamente é opinar, é apresentar problemas e qualidades, pontos negativos e positivos que o resenhista julgar importante destacar. Portanto, a RESENHA não deve apenas apontar falhas (quando houver), mas deve também tecer elogios, pontos fortes da obra analisada. É muito comum jornais de grande circulação veicularem lançamento de livros, e, para tanto, o trabalho do resenhista é indispensável – a RESENHA tem a finalidade de apresentar determinada obra.


Como fazer?
A boa RESENHA, além de fornecer uma síntese do assunto, apresenta o maior número de informações sobre o trabalho – fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de algumas relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente – esse é o objetivo da resenha: orientar o público consumidor daquele objeto cultural.


A RESENHA é escrita na 3.ª pessoa do singular; é assinada; contém título e, geralmente, subtítulo.


Imaginemos, por exemplo, a resenha de um livro - ela deve contemplar:

1) breve apresentação do autor - nome, data e local do nascimento, da morte, formação acadêmica etc.;

2) apresentação da obra - título, gênero, ano da publicação etc.;

3) avaliação crítica da obra – a composição do enredo, a contextualização, a originalidade e o caráter atual (ou não) do trabalho etc.;

4) outras impressões do resenhista;

5) aconselhamento do resenhista acerca daquela leitura – é recomendada?; a que tipo de público-leitor?; por quê?

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.