Há registros de textos escritos para teatro desde o século V, na Grécia Antiga, quando o dramaturgo (autor de peças teatrais), geralmente, recompunha fatos cotidianos, a fim de criticar as mazelas sociais de seu tempo.
O teatro é um gênero textual que se apropria dos tipos narrativo e dialogal, ou seja, o enredo é contado por meio do diálogo – discurso direto – entre as personagens, ao longo dos atos (como se fossem capítulos do enredo). É possível a presença de um narrador, em especial nas peças teatrais dirigidas às crianças, para facilitar-lhes o entendimento – nesse gênero textual, há muitas mensagens subliminares, a serem “lidas” na expressão corporal/facial das personagens.
A escrita teatral tem 2 partes: o texto principal e o secundário.
. Principal: diálogos/interação das personagens, por meio dos quais o espectador vai tomando conhecimento do enredo.
. Secundário: rubricas, ou seja, anotações que seguem às margens do texto principal, a fim de nortearem o encenador, tais como: fim do primeiro ato; entra o caminhoneiro; gritos na rua etc. As rubricas também servem para definir o perfil das personagens, o espaço/cenário, o tempo e outros aspectos importantes para a encenação, nos moldes pretendidos pelo dramaturgo.
Para exemplificar, leia o fragmento de “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna (com nossos ajustes):
A estrutura textual é a mesma dos demais textos do âmbito de narrar: exposição, conflito e desenlace.
As personagens podem ser classificadas como protagonista (personagem principal), antagonista (personagem que se opõe ao protagonista), secundários (cooperam com a ação do protagonista e do antagonista) e figurantes (participação pouco significativa).
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado
pelo diretor do colégio para escrever um texto teatral que será encenado no evento
em que acontecerá a formatura das turmas da Educação Inicial. Toda a comunidade
escolar está convidada para assistir à encenação.
Para esta atividade, escreva a cena em que, no instante em que todos
aguardam a chegada do Papai Noel, chega a notícia de que ele fugiu!
Para
“puxar ideias”, levante hipóteses: por que o Papai Noel fugiu?, como tudo
aconteceu?, quem trouxe a notícia?, etc.
Atente à caracterização das personagens, do cenário
e de outros detalhes necessários para a apresentação, o desenvolvimento e o desfecho
do episódio. Se for preciso, observe, no texto de Ariano Suassuna, a estratégia
para a elaboração dos diálogos e das rubricas.