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EFAF - TEXTO TEATRAL - PANDEMIA E CARNAVAL - PROIBIÇÃO

TEATRO - EF ANOS FINAIS

TEXTO TEATRAL

O CARNAVAL É INVIÁVEL DURANTE A PANDEMIA

ID: F5U 



Você já sabe, mas não custa lembrar...


Há registros de textos escritos para teatro desde o século V, na Grécia Antiga, quando o dramaturgo (autor de peças teatrais), geralmente, recompunha fatos cotidianos, a fim de criticar as mazelas sociais de seu tempo.


O teatro é um gênero textual que se apropria dos tipos narrativo e dialogal, ou seja, o enredo é contado por meio do diálogo – discurso direto – entre as personagens, ao longo dos atos (como se fossem capítulos do enredo). É possível a presença de um narrador, em especial nas peças teatrais dirigidas às crianças, para facilitar-lhes o entendimento – nesse gênero textual, há muitas mensagens subliminares, a serem “lidas” na expressão corporal/facial das personagens.


A escrita teatral tem 2 partes: o texto principal e o secundário.


. Principal: diálogos/interação das personagens, por meio dos quais o espectador vai tomando conhecimento do enredo.


. Secundário: rubricas, ou seja, anotações que seguem às margens do texto principal, a fim de nortearem o encenador, tais como: fim do primeiro ato; entra o caminhoneiro; gritos na rua etc. As rubricas também servem para definir o perfil das personagens, o espaço/cenário, o tempo e outros aspectos importantes para a encenação, nos moldes pretendidos pelo dramaturgo.


Para exemplificar, leia o fragmento de “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna (com nossos ajustes):



A estrutura textual é a mesma dos demais textos do âmbito de narrar: exposição, conflito e desenlace.


As personagens podem ser classificadas como protagonista (personagem principal), antagonista (personagem que se opõe ao protagonista), secundários (cooperam com a ação do protagonista e do antagonista) e figurantes (participação pouco significativa).


A peça teatral é intitulada.



CONTEXTUALIZAÇÃO:




COMANDO: Agora você é o dramaturgo! A manchete acima é o tema/ponto de partida para seu texto de teatro. Atente à caracterização das personagens, do cenário e de outros detalhes necessários para o desenlace do episódio.


Se for preciso, observe, no texto de Ariano Suassuna, a estratégia para a elaboração dos diálogos e das rubricas.

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