VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CRÔNICA - ALGUNS TRIPULANTES FICAM RETIDOS - PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

NARRATIVA - EM

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

CRÔNICA NARRATIVA

ID: EX4


https://s2.glbimg.com/vKdG_0yamGEfBpEwK3yKggalq4w=/0x0:1280x853/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/i/2/snJUbUQmq4R8snCoARfw/whatsapp-image-2020-04-05-at-13.03.33.jpeg


CONTEXTUALIZAÇÃO

Alguns brasileiros são autorizados a desembarcar de navio

Desembarque começou a ser feito neste domingo (5). Segundo a Anvisa, apenas os tripulantes que não têm sintomas do novo coronavírus, e que testarem negativo no exame que será feito a bordo, poderão deixar o navio.

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2020/04/05/tripulantes-brasileiros-saudaveis-desembarcarao-de-navio-com-31-casos-suspeitos-de-coronavirus.ghtml, com ajustes


COMANDO: Imagine que você seja um dos tripulantes mencionados no recorte jornalístico acima, que pôde desembarcar do navio, e escreva uma crônica narrativa, registrando os fato/as cenas vividos por você durante o período em que esteve confinado no navio, por conta da pandemia de coronavírus. Além das informações que você tem sobre a pandemia de coronavírus, você deve aproveitar o maior número de informações que constam do recorte jornalístico.


ORIENTAÇÕES:

a) conduza sua narrativa na 1.ª pessoa do singular;

b) utilize segmentos descritivos (objetivos, psicológicos, estáticos, dinâmicos) para caracterizar pessoas, comportamentos e ambientes – capriche na descrição, pois o leitor não sabe o que, de fato, aconteceu nos dias em que você esteve confinado; o leitor vai imaginar/ver exatamente o que você “desenhar” com palavras;

c) atribua um título ao texto;

d) escreva de 25 a 30 linhas.


OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS:

Levante hipóteses: para onde viajou?; por quê?; estava acompanhado?; já havia sido veiculada a notícia da pandemia de coronavírus quando você embarcou?; como eram os companheiros de viagem?; como vocês receberam a notícia de que não deixariam a embarcação? etc., etc.


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional, leve, curto. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia, um assunto interessante, mas rápido. Na crônica narrativa, o escritor apresenta as personagens, o ambiente e o tempo e, em seguida, cria, desenvolve e desfecha os acontecimentos. É preciso inserir alguns segmentos descritivos para melhor caracterização de personagens e ambientes.


SUPER DICAS:

. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas/abordagens originais – esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Ao final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos; e então... – final da trama.

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.