Alguns brasileiros
são autorizados a desembarcar de navio
Desembarque
começou a ser feito neste domingo (5). Segundo a Anvisa, apenas os tripulantes
que não têm sintomas do novo coronavírus, e que testarem negativo no exame que
será feito a bordo, poderão deixar o navio.
COMANDO:
Imagine que você seja um dos tripulantes mencionados no recorte jornalístico
acima, que pôde desembarcar do navio, e escreva uma crônica narrativa, registrando os fato/as cenas vividos
por você durante o período em que esteve confinado no navio, por conta da
pandemia de coronavírus. Além das informações que você tem sobre a pandemia de
coronavírus, você deve aproveitar o maior número de informações que constam do
recorte jornalístico.
ORIENTAÇÕES:
a) conduza
sua narrativa na 1.ª pessoa do singular;
b) utilize segmentos
descritivos (objetivos, psicológicos, estáticos, dinâmicos) para caracterizar pessoas,
comportamentos e ambientes – capriche na descrição, pois o leitor não sabe o
que, de fato, aconteceu nos dias em que você esteve confinado; o leitor vai imaginar/ver
exatamente o que você “desenhar” com palavras;
c) atribua
um título ao texto;
d) escreva
de 25 a 30 linhas.
OPERAÇÃO
PUXA-IDEIAS:
Levante
hipóteses: para onde viajou?; por quê?; estava acompanhado?; já havia sido
veiculada a notícia da pandemia de coronavírus quando você embarcou?; como eram
os companheiros de viagem?; como vocês receberam a notícia de que não deixariam
a embarcação? etc., etc.
Você
já sabe, mas não custa lembrar...
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional, leve, curto. É muito comum assemelhar a
crônica a um flash do dia, um assunto
interessante, mas rápido. Na crônica narrativa, o escritor apresenta as
personagens, o ambiente e o tempo e, em seguida, cria, desenvolve e desfecha os
acontecimentos. É preciso inserir alguns segmentos descritivos para melhor
caracterização de personagens e ambientes.
SUPER DICAS:
. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas/abordagens
originais – esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso
é ser original.
. Não
tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Ao
final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a
história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde
ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê?
– a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os
fatos; e então... – final da trama.
. Antes
de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se
as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência
cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se
a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.