EM - PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM - ANALFABETISMO FUNCIONAL
PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM
ANALFABETISMO FUNCIONAL
PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM
ID: FSR
Texto I
Apesar de reconhecer o baixo nível da educação
brasileira, o professor livre-docente da USP, Claudemir Belintane (...)
ressalta que nas universidades, principalmente nas privadas, há muitos alunos
com baixíssimos níveis de leitura e interpretação. Segundo ele, o problema está
relacionado à falta de políticas educacionais. “Combater o analfabetismo
funcional só é possível se os governos fizerem disso uma causa verdadeira e
conseguirem fomentar uma política educacional de longo prazo. Ideias existem. O
que não existe é vontade política”, afirma.
É preciso (...) um aceno em favor da atualização de
políticas educacionais e de práticas pedagógicas que, além de atenderem às
reais necessidades dos educandos, sejam atrativas a eles. (...) A arquitetura
de grande parte – até mesmo – de instituições privadas têm ampliado o número de
matrículas, mas, infelizmente, pouco tem contribuído para a qualidade do
ensino, o que, sem dúvida, colabora para o alto índice de analfabetos
funcionais no país. (...) Já está ultrapassada a ideia de que o brasileiro não
lê – o mercado editorial acena em sentido contrário. O que hoje se questiona é
o que o brasileiro lê: páginas de entretenimento, textos rasos. (...)
Lamenta-se o fato de [o brasileiro] ter pouco apreço pela boa literatura.
Gislaine Buosi, educadora
Texto III
Para a especialista em teorias da base linguística, a
pesquisadora Naiá Sadi Câmara, da Universidade Federal de São Carlos (UfSCar),
a preocupação é com o futuro desses jovens como cidadãos, pois “a cidadania vem
da capacidade de interagir com as leis, direitos, deveres” e a dificuldade de
comunicação incapacita a vida em sociedade. Naiá argumenta que uma pessoa não é
cidadã se não consegue fazer leitura crítica, argumentação e interação numa
sociedade letrada.
Em linhas gerais, as cinco competências da redação do Enem verificam: C1 – norma culta; C2 – tema e repertório sociocultural; C3 – composição e execução de projeto textual, e qualidade da argumentação; C4 – aplicação de recursos coesivos; C5 – proposta de intervenção social.
Nesse exercício, coloca-se em evidência a composição do PARÁGRAFO CONCLUSIVO, que, geralmente, traz a proposta de intervenção social, é avaliado tanto na C3 quanto na C5.
A C3 avalia a habilidade do candidato em oferecer ações interventivas para a solução dos argumentos/problemas levantados no projeto textual.
A C5, por sua vez, avalia a habilidade do candidato em trazer os quatro elementos que devem compor a proposta de intervenção, quais sejam eles: ação, agente, modo/meio, efeito, com o detalhamento de, pelo menos, um desses elementos.
COMANDO: Adiante, oferecemos a você um projeto textual, ou seja, o primeiro parágrafo de uma dissertação argumentativa nos moldes do Enem, sobre o tema: O Analfabetismo funcional no Brasil.
Você deverá desenvolver o parágrafo conclusivo, em conformidade com os argumentos/problemas adiantados no projeto. Não se esqueça dos quatro elementos e do detalhamento de um deles.
Para discorrer sobre os desafios para a erradicação do analfabetismo
funcional no Brasil, é preciso, inicialmente, considerar que, segundo o Instituto
Paulo Montenegro, 80% dos universitários deixam os centros acadêmicos sem proficiência na
leitura. (1)Isso, em grande parte, se deve à
obsolescência não só da grade curricular obrigatória, como também das práticas
pedagógicas, (2) o que, sem dúvida, compromete a formação integral e cidadã dos jovens, uma
vez que a plena cidadania é fruto do conhecimento e da criticidade. (3) Eis a prova de que o fomento à
Educação deve ser urgentemente priorizado pelas autoridades governamentais. (4)
Análise do projeto textual:
1 – apresentação do tema;
2 – antecipação do primeiro argumento, a ser desenvolvido no segundo parágrafo;
3 – antecipação do segundo argumento, a ser desenvolvido no terceiro parágrafo;