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EM - PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM - ANALFABETISMO FUNCIONAL

PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM

ANALFABETISMO FUNCIONAL

PARÁGRAFO CONCLUSIVO - ENEM

ID: FSR


Texto I

Apesar de reconhecer o baixo nível da educação brasileira, o professor livre-docente da USP, Claudemir Belintane (...) ressalta que nas universidades, principalmente nas privadas, há muitos alunos com baixíssimos níveis de leitura e interpretação. Segundo ele, o problema está relacionado à falta de políticas educacionais. “Combater o analfabetismo funcional só é possível se os governos fizerem disso uma causa verdadeira e conseguirem fomentar uma política educacional de longo prazo. Ideias existem. O que não existe é vontade política”, afirma.

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/analfabetismo-funcional-e-resultado-de-ausencia-de-politicas-publicas-cfawiypv9sm9alpw4xevbuj0u/

Texto II

É preciso (...) um aceno em favor da atualização de políticas educacionais e de práticas pedagógicas que, além de atenderem às reais necessidades dos educandos, sejam atrativas a eles. (...) A arquitetura de grande parte – até mesmo – de instituições privadas têm ampliado o número de matrículas, mas, infelizmente, pouco tem contribuído para a qualidade do ensino, o que, sem dúvida, colabora para o alto índice de analfabetos funcionais no país. (...) Já está ultrapassada a ideia de que o brasileiro não lê – o mercado editorial acena em sentido contrário. O que hoje se questiona é o que o brasileiro lê: páginas de entretenimento, textos rasos. (...) Lamenta-se o fato de [o brasileiro] ter pouco apreço pela boa literatura.

Gislaine Buosi, educadora

Texto III

Para a especialista em teorias da base linguística, a pesquisadora Naiá Sadi Câmara, da Universidade Federal de São Carlos (UfSCar), a preocupação é com o futuro desses jovens como cidadãos, pois “a cidadania vem da capacidade de interagir com as leis, direitos, deveres” e a dificuldade de comunicação incapacita a vida em sociedade. Naiá argumenta que uma pessoa não é cidadã se não consegue fazer leitura crítica, argumentação e interação numa sociedade letrada.

https://jornal.usp.br/atualidades/escolas-brasileiras-ainda-formam-analfabetos-funcionais/


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Em linhas gerais, as cinco competências da redação do Enem verificam: C1 – norma culta; C2 – tema e repertório sociocultural; C3 – composição e execução de projeto textual, e qualidade da argumentação; C4 – aplicação de recursos coesivos; C5 – proposta de intervenção social.

Nesse exercício, coloca-se em evidência a composição do PARÁGRAFO CONCLUSIVO, que, geralmente, traz a proposta de intervenção social, é avaliado tanto na C3 quanto na C5.


A C3 avalia a habilidade do candidato em oferecer ações interventivas para a solução dos argumentos/problemas levantados no projeto textual.

A C5, por sua vez, avalia a habilidade do candidato em trazer os quatro elementos que devem compor a proposta de intervenção, quais sejam eles: ação, agente, modo/meio, efeito, com o detalhamento de, pelo menos, um desses elementos.


COMANDO: Adiante, oferecemos a você um projeto textual, ou seja, o primeiro parágrafo de uma dissertação argumentativa nos moldes do Enem, sobre o tema: O Analfabetismo funcional no Brasil.

Você deverá desenvolver o parágrafo conclusivo, em conformidade com os argumentos/problemas adiantados no projeto. Não se esqueça dos quatro elementos e do detalhamento de um deles.


Para discorrer sobre os desafios para a erradicação do analfabetismo funcional no Brasil, é preciso, inicialmente, considerar que, segundo o Instituto Paulo Montenegro, 80% dos universitários deixam  os centros acadêmicos sem proficiência na leitura. (1) Isso, em grande parte, se deve à obsolescência não só da grade curricular obrigatória, como também das práticas pedagógicas, (2) o que, sem dúvida, compromete a formação integral e cidadã dos jovens, uma vez que a plena cidadania é fruto do conhecimento e da criticidade. (3) Eis a prova de que o fomento à Educação deve ser urgentemente priorizado pelas autoridades governamentais. (4) 


Análise do projeto textual:

1 – apresentação do tema;

2 – antecipação do primeiro argumento, a ser desenvolvido no segundo parágrafo;

3 – antecipação do segundo argumento, a ser desenvolvido no terceiro parágrafo;

4 – tese.

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