EM - POST - A COVID-19 E O FIM DA ERA DA CELEBRIDADE
POST - EM
A COVID-19 E O FIM DA ERA DA CELEBRIDADE
POST
ID: F2G
O QUE É UM POST?
Post, como o próprio nome adianta, são textos produzidos para postagens ou publicações nas mídias digitais – blog, twitter, facebook etc. O post trata de um assunto do dia – imaginemos que o autor do post esteja navegando pelos portais de notícias e, de repente, um assunto lhe chama a atenção; daí surge a ideia, a inspiração, o pretexto para escrever um texto para ser “postado” em seu espaço digital.
Uma característica a ser observada nos posts é o fato de cada blogueiro (ou twitteiro ou facebookeiro etc.) postar assunto referentes a sua esfera de atuação. Por exemplo: no blog do médico Drauzio Varella, médico oncologista, há posts sobre Medicina e Saúde; no blog de Leonardo Sakamoto, jornalista e cientista político, há posts de caráter sócio-econômico-político. Seja qual for o assunto de um post, o autor procura misturar informação e criticidade.
COMO ESCREVER UM POST?
A extensão do post varia de acordo com o assunto e o estilo/perfil do autor, que deve adotar vocabulário compatível com o entendimento de seu público leitor. Os palavrões e outras situações (desenhos, GIF etc.) chulas não são bem-vindos. O post é conduzido, preferencialmente, na 1.ª pessoa do singular.
PASSO A PASSO
Ainda que a composição seja bastante maleável, por vezes com a inserção de textos não verbais (charges, fotografias, memes etc.) convém adotar o seguinte passo a passo para a escrita do post.
. Título e subtítulo (geralmente usados em textos para blogs);
. Vocativo/chamamento ao leitor web (opcional);
. Apresentação do assunto;
. Desenvolvimento do assunto (com opinião, discussão, protesto – se for o caso);
. Desfecho, com os principais itens desenvolvidos ao longo do texto, “amarrando-o” com um comentário de impacto;
. Despedida, convite para acompanhar os próximos posts e assinatura/nome do autor (geralmente usados em textos para blogs).
CONTEXTUALIZAÇÃO
Leia o recorte
jornalístico abaixo:
Desde
o início da Pandemia, a Coluna do Leo Dias está atenta aos movimentos do mundo
e sinaliza (...) que é necessária uma mudança de (...) comportamento,
principalmente da elite financeira deste país. (...) As "blogueiras"
que não colocarem os pés no chão e não saírem de suas bolhas serão dizimadas
pela nova sociedade. (...) O jornal New York Times anunciou "o fim da Era
da celebridade". Enfim, está claríssimo que o mundo mudou. (...) Entretanto,
a Vogue Brasil estampa Gisele Bündchen, a modelo brasileira branca e loira, em
um ensaio de arquivo. (...) Essa capa representa mais do que preguiça
jornalística – é a prova do quão distante da realidade a publicação da Vogue/Brasil
está, principalmente diante da pandemia.
https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/leo-dias/2020/05/05/vogue-brasil-erra-de-novo-e-publica-edicao-desconectada-em-plena-pandemia.htm,
com adaptações
COMANDO
A matéria jornalística acima é o ponto de partida para a redação de seu POST, a ser veiculado no blog do colégio em que estuda. Aborde “O FIM DA ERA DA CELEBRIDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA".