ESCOLA, FAMÍLIA E PÓS-PANDEMIA
MODELO ENEM
(ID: EEN)
Texto I
https://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2020/04/WhatsApp-Image-2020-04-24-at-13.20.21-500x500.jpeg
Texto II
Segundo a pesquisa A situação dos professores
no Brasil durante a pandemia, realizada entre os dias 16 e 28 de maio, 31,9%
dos docentes afirmam que a maioria dos pais e responsáveis tem participado das
atividades a distância. Na rede privada, a participação familiar é de 58%. Na
rede pública, é de 36%. “O índice não é baixo e revela interesse das famílias
pela Educação dos filhos, mesmo numa situação tão incomum, na qual as famílias
enfrentam desafios de toda ordem para sobreviver e manter os filhos aprendendo”,
analisa Alice Junqueira, coordenadora de projetos do Centro de Estudos e
Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
BERNARDO,
André. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/19474/da-pandemia-nasce-uma-nova-relacao-entre-escola-e-familia...
Acesso em
8.fev.2022.
Texto III
Se antes já existia a
necessidade de parceria entre famílias e escolas, essa relação foi um dos
pontos centrais na força-tarefa de possibilitar a aprendizagem de crianças e
jovens em casa ao longo de 2020. (...) Marcos Gama, coordenador de
especialistas pedagógicos, explica que o primeiro efeito dessa migração do presencial
para o online foi um susto. Todo mundo precisou se adaptar, muitas vezes sem
ter conexão de internet, nem equipamentos adequados. Muitos professores, por
exemplo, não tinham nenhuma experiência no ensino à distância. (...)
Reconhecimento do trabalho
docente
Para o caso das escolas
que conseguiram encontrar formas de dar sequência, mesmo que a distância, ao
aprendizado, passado esse momento de adaptação foi a vez de dar sequência às
atividades. “Em diversas situações, os docentes ouviram frases das famílias
como ‘eu não sou professor, como vou educar meu filho?’. O que eu, enquanto
educador, comecei a refletir com os meus professores é que não, não queremos
que as famílias sejam professores, mas é fato que elas têm um papel fundamental
na organização da rotina das crianças para prepará-las para as aulas e
atividades”, reforça Marcos, exemplificando a organização de tempo, material e
espaço (...) por parte dos adultos para que os alunos possam participar das
propostas da escola. Segundo o coordenador, a cumplicidade entre instituições –
escolar e familiar – foi sendo construída aos poucos durante a pandemia, com
uma compreensão maior por parte dos pais do importante papel que detém no
processo de aprendizagem de seus filhos, seja online ou presencial.
https://porvir.org/pandemia-aproxima-familias-e-escolas-mas-expoe-fragilidades/
Texto IV
A formação integral do aluno engloba todos os
esforços que a escola promove para que sejam trabalhados os aspectos sociais,
psicológicos, pedagógicos e afetivos (...). O trabalho de formação integral do
aluno conta, também, com a participação ativa dos pais para promover o
desenvolvimento da consciência de valores éticos e morais, a partir de uma
perspectiva sobre as situações do cotidiano, permitindo que o estudante
reconheça seus direitos e deveres dentro da sociedade na qual está inserido.
Texto V
O processo de formação de crianças e adolescentes acontece
não só em estabelecimentos de ensino, como também em outras ambiências
culturais como, por exemplo, em família, o centro essencial para o
desenvolvimento de todo ser humano. De fato, a família é o local próprio para o
desenvolvimento pessoal em todos os sentidos.
Gisele Ribeiro Paschoal e Taís Nader Marta
file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/20014-74799-1-PB.pdf, com adaptações.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Efeitos da interação família/escola,
no pós-pandemia”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.