Um estudo da Serasa Experian
mostrou que 62,8 milhões de consumidores estavam inadimplentes em maio, o que
representa 40,1% da população adulta do país. O número representa uma queda de
0,7% em relação ao mês anterior, mas um aumento de 2,2% em relação a maio do
ano passado. Os dados também mostram que Jovens Adultos da Periferia, que
compreendem 16,8% de toda a população brasileira, são o grupo com maior
inadimplência, com 32% do total. “Esse grupo de pessoas são os mais atingidos
pelo desemprego, que é um dos principais fatores de inadimplência”, afirma Luiz
Rabi, economista da Serasa Experian. O perfil desse grupo compreende jovens
adultos, moradores de zonas periféricas, com difícil rotina devido às
limitações de acesso à educação e por causa da falta de infraestrutura dos
bairros onde moram. E o grupo tem a maior representatividade entre os
inadimplentes desde 2017. O segundo grupo mais endividado em maio foi o da
Massa Trabalhadora urbana, representando 16% do total, e em seguida são os
Adultos Urbanos Estabelecidos, com 10%. Apesar da queda do indicador, não
parece haver uma tendência para diminuir a inadimplência.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Imagine que você seja diretor de um colégio que, tendo em vista a
matéria acima e preocupado com a situação financeira da comunidade escolar,
sobretudo os alunos, decida promover uma CAMPANHA EDUCATIVA que: 1) conceitue o
tema “Inadimplência”; 2) apresente dados da pesquisa acima para ilustrar o
tema; 3) apresente noções de educação financeira; 4) advirta a respeito dos desgastes
a que estão sujeitos os inadimplentes; 5) incentive a comunidade escolar a
evitar a inadimplência. Essa campanha será divulgada no site do colégio.
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O que é Campanha?
Campanha são os esforços de uma coletividade em direção a um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final de uma campanha, há um pedido, um incentivo à coletividade para agir, doar, cooperar etc.
Como fazer?
Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação da campanha é maleável e, muitas vezes, utiliza-se também de textos não verbais; é conduzida na 3.ª pessoa do singular; usa vocabulário simples, vez que pretende alcançar todo o tipo de leitor; o título e o subtítulo devem antecipar (o quanto possível) o objetivo e o beneficiário da campanha. Assim:
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AO ASILO
Geralmente, a divulgação de campanhas é feita nas redes sociais e, por isso, é preciso privilegiar a concisão textual, ou seja, usar o mínimo de palavras para a elaboração da campanha. O redator deve, também, ter cautela e não prescrever ordens à coletividade – a adesão a campanhas é voluntária e não obrigatória, por isso precisa ser persuasiva e elegante.
Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir à campanha deve ter as seguintes informações, consideradas as peculiaridades de cada situação:
. Motivo – chuva provocou alagamento e há desabrigados; família carente foi despejada etc.;
. Quem são os beneficiários – asilo, orfanato, escola, igreja, Fulano de Tal etc.;
. Qual o objetivo – doação de alimentos (mencionar que tipo de alimento), materiais de higiene, agasalhos, dinheiro (mencionar Banco e c/c), material escolar, cadeira de rodas, prestação de serviços (local, data) etc.;
. Endereço para entrega da doação – nome de quem vai recebê-la, horário do recebimento;
. Período em que vai acontecer – por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro;
. Convite para que a comunidade participe da entrega da doação;
. Pedido para que seja divulgada a campanha nos contatos particulares etc.