MODELO ENEM - INFLUENCIADORES DIGITAIS E SOCIEDADE DO CONSUMO
ENEM
INFLUENCIADORES DIGITAIS E SOCIEDADE DO CONSUMO
MODELO ENEM
ID: EU8
Texto I
A invenção da internet revolucionou a comunicação,
acelerando e modificando o processo de transmissão e recepção de informações.
Seu nascimento deu-se no século XX por volta de 1969, e desde então ela vem
passando por modificações. Devido ao seu espaço interativo, houve um
encurtamento na distância entre os indivíduos, no entanto, os diferentes suportes
de mídias, acarretados através das redes sociais, desenvolveram uma viabilização
de novos meios de negócios. Dessa maneira, o mercado do consumo, especialmente
os meios publicitários, atentos a essa realidade, buscam utilizar técnicas que
sejam atrativas e capazes de aliciar desejo nos usuários. A inclinação por esse
tema motivou-se pelo grande crescimento do que acredita-se ser a “nova
profissão” ou a “profissão do século XXI”, os digital influencers, que vêm
adquirindo grande peso na sociedade atual, em razão do estreitamento
interpessoal, os influencers tornaram-se uma grande ponte entre marcas e produtos
para com o seu público-alvo, uma vez que no ciberespaço o usuário estabelece o
que vai consumir, buscando conteúdos e interagindo, não sendo mais o sujeito
passivo que recebia os programas impostos pelos veículos tradicionais de
comunicação. Além disso, vale ressaltar que os indivíduos da sociedade
contemporânea tendem a preocupar-se com o ter, fugindo de sua realidade social,
buscando práticas que mais se assemelham as classes dominantes (...).
http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1137-1.pdf,
com ajustes
Texto II
As empresas adotam várias estratégias para chegar ao
consumidor final: geomarketing, SMS Marketing, Marketing Multinível, Marketing
de Guerrilha. Mas nenhuma dessas táticas tem-se mostrado tão eficiente como o
Marketing de Recomendação — o famoso boca a boca. Afinal, nada mais convincente
do que receber indicações de pessoas que comentam, de forma natural, suas
experiências pessoais com determinados produtos e serviços. Eis, então, o
desafio das marcas: falar de si e de uma forma sutil, quase orgânica. E é aí
que entram em cena os influenciadores digitais, hoje muito bem pagos para
entregar às marcas exposição, conversão direta em vendas e resultados em real
time.
QUEM SÃO ELES?
Os influenciadores digitais
(“influencers”, “criadores de conteúdo” ou “creators”) estão nas redes sociais
gerando conteúdo o tempo todo, não importa o tipo de segmento: viagens,
empreendedorismo, moda, beleza, finanças pessoais, humor, esportes, fotografia.
(...) “Os creators nativos digitais possuem mais do que sabedoria: eles têm
legitimidade para falar do assunto, mas não como ‘especialistas profissionais’
e sim como ‘gente como a gente’. Isso traz uma proximidade ainda maior com os
fãs”, explica Camila Figueiredo, COO da InCast, empresa que ajuda as marcas a
ampliar seu alcance com influenciadores.
Presume-se que o YouTube seja uma
plataforma construída para a criatividade amadora. Conteúdos em vídeos com
ampla variedade de assuntos são disponibilizados diariamente na Internet. (...)
Ser youtuber hoje em dia se tornou um empreendimento rentável. Milhares de
jovens sonham em construir uma carreira sólida e ganhar a vida sendo influenciadores
digitais. O fato é que a diversão acabou se tornando uma profissão. O professor
Alan Angeluci, especialista em novas mídias, explica que os primeiros youtubers
de sucesso nem imaginavam que um dia iriam trabalhar e ganhar dinheiro postando
vídeos de dentro de seus quartos, usando câmeras caseiras.
https://www.dgabc.com.br/Noticia/2698111/influenciadores-digitais-da-regiao-fazem-sucesso-no-youtube,
com ajustes
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “O PODER DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS SOBRE A SOCIEDADE DO CONSUMO”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.