(...) a educação socioemocional refere-se ao
processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de
decisão responsável. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação
socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola (...). No
campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito
importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como
valentão, brigão ou tirano. Assim, o termo bullying compreende o conjunto de
ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que
tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando
“marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da
vida da pessoa que foi alvo do bullying.
O bullying é uma preocupação
para toda a sociedade, sendo inclusive destacadas, pelo MEC, as ações
anti-bullying nas escolas. No combate ao bullying, as 5 competências
socioemocionais (...) devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão,
consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão
responsável.
Inteligência social ou inteligência
interpessoal é a habilidade de entender e reagir adequadamente a seu meio social,
e desenvolver relações saudáveis e produtivas. Segundo Daniel Goleman (1), baseando-se na neurociência, a inteligência social consiste da percepção social
(incluindo empatia, compatibilidade, inteligência emocional e cognição social)
e faculdades sociais (incluindo sincronicidade, autoapresentação, influência e
atenção ao outro). A inteligência emocional (2) é sua área mais
estudada no Brasil.
1 - Daniel Goleman é um jornalista científico
dos Estados Unidos. Por doze anos, escreveu para o The New York Times,
principalmente sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências
comportamentais. 2 - Inteligência emocional é um conceito em
Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios
sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles; é a
competência responsável pela capacidade de liderança de um ser humano.
Texto IV
E por que sermos sociais? Primeiro, porque
faz parte da evolução. A ciência diz que viver em sociedade é o que faz do
homem o animal mais desenvolvido – alguns estudos apontam que o cérebro humano
é maior que o de outras espécies devido à alta complexidade de nossas
interações sociais. Depois, porque conviver com pessoas traz benefícios à
saúde: quem não tem amigos vive menos. Por fim, um motivo ligado à seleção
natural do homem moderno: para se destacar na carreira, é importante ter um bom networking, além de saber lidar bem
com pessoas para desenvolver projetos e trabalhos.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A inteligência socioemocional como proteção contra o bullying”. Apresente uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.